COMUNICADO - 14 DE OUTUBRO, ÀS 11H15

O Itaú Cultural lamenta informar que foram identificadas inconsistências de dados no sistema de inscrição da especialização Gestão cultural contemporânea – turma 2023. Para manter a legitimidade e a transparência na seleção, a instituição decidiu CANCELAR esse processo.

Avaliaremos e faremos os ajustes necessários no sistema. As inscrições para a nova turma da especialização serão abertas em fevereiro de 2023, com início das aulas em maio.

*

O Itaú Cultural (IC), em parceria com o Instituto Singularidades, apresenta a quarta edição do curso de especialização Gestão cultural contemporânea: da ampliação do repertório poético à construção de equipes colaborativas. Os interessados devem realizar a inscrição na plataforma da Escola Itaú Cultural a partir das 9 horas de 13 de setembro até às 18 horas de 4 de outubro de 2022 (horário de Brasília).  

O objetivo da formação é pensar o universo da gestão cultural – o que inclui desde modelos de liderança até questões relativas às políticas públicas para o setor – com base não só em dados concretos, empíricos, mas sobretudo em discussões e vivências focadas nas diferentes áreas de expressão artística, com suas poéticas específicas e seus pontos de convergência. Assim, contribui-se para a qualificação de gestores culturais por meio da ampliação de seus repertórios poéticos, com ênfase na arte brasileira.

O início das aulas está previsto para 23 de janeiro, com término em 11 de dezembro de 2023. Nesta edição, o conteúdo programático é dividido em dez módulos, além de dois seminários e um laboratório de criação. As aulas acontecerão em periodicidade semanal, toda segunda-feira, em formato on-line. A exceção é o módulo 10, que acontecerá presencialmente em Petrolina (PE), no período de 5 a 8 de novembro de 2023.

Público-alvo

O curso Gestão cultural contemporânea é direcionado a profissionais com formação superior completa, experiência comprovada de três anos em gestão cultural e familiaridade com práticas colaborativas e processos de liderança e de mediação com o público. Não é preciso estar, necessariamente, ligado a uma instituição pública ou privada.

São oferecidas até 35 vagas ao público, das quais sete são reservadas para ações afirmativas. As inscrições são individuais.

Conteúdo programático

A estrutura da formação abrange temas como: ecossistema e sociedade; políticas públicas a partir da compreensão dos direitos culturais; corpo e território; cosmologia africana e criações negras no Brasil; cosmogonias indígenas; crítica e processos de criação; liderança e a construção de equipes colaborativas; estratégias e práticas para o trabalho colaborativo; mediação na relação com diferentes públicos; e estudo de caso.

Veja o edital completo na Escola IC, neste link (caso não consiga, acesse aqui). Dúvidas podem ser elucidadas pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br.

Gestão cultural contemporânea: da ampliação do repertório poético à construção de equipes colaborativas

Inscrições
das 9h de 13 de setembro às 18h de 4 de outubro de 2022 (horário de Brasília)
Faça o login no site da Escola IC e inscreva-se.

Divulgação dos selecionados
16 de novembro de 2022
A relação de aprovados será divulgada na Escola IC.

Período de aulas
de 23 de janeiro a 11 de dezembro de 2023
semanalmente, às segundas-feiras, das 9h às 18h
carga horária de 364 horas
formato on-line – com exceção do módulo 10, que acontecerá presencialmente em Petrolina (PE)

As datas e os horários acima poderão ser alterados a exclusivo critério do Itaú Cultural.

Veja também