A Escola Itaú Cultural entrará em recesso no final deste ano e retomará as atividades em março de 2022 com uma nova plataforma. Os alunos interessados em realizar os cursos autoformativos disponíveis atualmente (veja a lista abaixo) têm até 30 de novembro para se inscrever. O prazo para conclusão são 30 dias corridos a partir da inscrição. Já a data-limite para obter a certificação é 10 de janeiro de 2022.

No ar desde novembro de 2020, a Escola Itaú Cultural é uma plataforma voltada para a formação nas diversas áreas de expressão artística, com cursos gratuitos nos formatos autoformativos e mediados, nas modalidades livre, de extensão e de pós-graduação. Ela nasceu com o objetivo de promover o acesso ao conhecimento nos campos da arte e da cultura, trocando e multiplicando saberes e visando à participação dos indivíduos na vida cultural.

Conheça os cursos disponíveis

>> Constelação das artes: histórias da música e sonoridades brasileiras
>> Constelação das artes: história do Brasil em 12 ingredientes e uma dose
>> Constelação das artes: os corpos brasileiros na dança
>> Percurso nas artes para professores: a música e seus desdobramentos
>> Políticas culturais: contexto histórico e agenda para o século XXI
>> Economia da cultura: cadeia produtiva, indicadores e desenvolvimento territorial
>> Cultura alimentar: o alimento e suas relações
>> Escritas gastronômicas
>> Histórias do Brasil e das artes

Todos os programas oferecem certificação após a conclusão. Para realizá-los, basta se cadastrar em escola.itaucultural.org.br e começar a estudar!

Navegue por outros materiais educativos

O Itaú Cultural possui diversos materiais voltados para educadores, estudantes e pesquisadores. Entre eles, a própria escola, como parte dos conteúdos programáticos dos cursos, oferece aulas abertas que ficam disponíveis no nosso canal do YouTube. Neste ano foram transmitidas aulas de cursos de produção de eventos, expografia e crítica de cinema, entre outros. Veja a playlist completa.

A Enciclopédia Itaú Cultural – que completou 20 anos em 2021 – é referência para o campo da pesquisa, reunindo informações sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música produzidos no Brasil. Ao todo são 220 mil verbetes.

O Espaço do professor reúne cadernos com roteiros temáticos para educadores e estudantes. A ideia é oferecer novas abordagens de assuntos tratados na enciclopédia, contribuindo com alternativas pedagógicas e ferramentas multidisciplinares para a elaboração de aulas. Clique aqui para conferir a coleção completa.

No YouTube você também encontra todas as temporadas do IC para crianças, atividades on-line voltada para o público infantil, com aulas de dança, criação, teatro, experimentação musical e muitas brincadeiras!

Veja também