Classificação indicativa: Livre
 

Inspirada na força nordestina, a Trupe Circus apresenta o espetáculo Nordestinados in circus, no dia 7 de agosto, na calçada do Itaú Cultural (IC). Em cena, diversos números circenses apresentam os universos nordestinos: a alegria das músicas, a beleza faceira no molejo das danças, a riqueza das tradições culturais, a idiossincrasia das falas, os cheiros de terra e de “fulô” e a delícia das comidas. É assim que os circenses nordestinos trazem ao público muita alegria, muito orgulho e um monte de história boa para contar.

Patativa do Assaré dizia: "Nordestino, sim; nordestinado, não". Em sua maestria, o poeta queria resistir ao preconceito contra o povo do Nordeste deste Brasil multicultural. Embora o termo seja considerado pejorativo por muitos, aludindo ao nordestino como feito de carências e agruras, é de “nordestinados” que os artistas da Trupe Circus se chamam para afirmar a altivez e a coragem de um povo que, mesmo doído, é dono do seu destino.

Nordestinados in circus [com interpretação em Libras]
domingo 7 de agosto de 2022
às 13h e às 15h
[duração aproximada: 20 minutos]
calçada do Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149)

[livre para todos os públicos]

Atividade gratuita

FICHA TÉCNICA
Produção: Escola Pernambucana de Circo
Realização: Trupe Circus
Produção-executiva: Alexandre Menezes e Fátima Pontes
Direção e coreografia: Ítalo Feitosa
Assistência de direção: Fátima Pontes
Sonoplastia: Blau Lima
Iluminação: Sávio Uchôa
Cenografia: Fátima Pontes e Trupe Circus
Elenco: Bruno Luna, Gabriel Marques, Ítalo Feitosa, João Vítor, Maria Karolaine, Maria Luiza e Mateus Marques
Atriz e palhaça convidada: Andreza Cavalcanti

Trupe Circus é o grupo artístico profissional da Escola Pernambucana de Circo, instituição que trabalha com a pedagogia do circo social na cidade do Recife há 26 anos. O grupo é formado por adolescentes e jovens que passaram por um processo sistemático de formação artístico-pedagógica em busca de qualidade estética própria e de autogerenciamento na perspectiva da sua inclusão no mundo do trabalho. Presando pela diversidade cultural e com cuidado técnico e artístico, a trupe tem mais de dez espetáculos montados e é referência no estado e no país.

Veja também