Classificação indicativa: Livre
 

“ela foi ao longe do quarto e do nada do móvel o quarto virou lâmina e tocha. os seus pulsos em mercúrio desistiram. não era nada. camila fingira vida a maioria do tempo.” Esse é um trecho de “zerocal”, conto do escritor cearense Sidney Rocha, o próximo autor a ser enfocado pelo Roda de leitura, projeto do Itaú Cultural (IC) que incentiva a leitura compartilhada. Em 23 de março, às 17 horas, esse e outros contos que compõem Matriuska (2009) serão lidos em um encontro com mediação de Renata Pimentel. Reserve seu ingresso pela Sympla

Veja também:
>>
Conheça os poemas de Natália Agra na “Roda de leitura”

Além de Matriuska, Sidney escreveu O destino das metáforas (2011) – pelo qual recebeu o Jabuti –, Guerra de ninguém (2015), Sofia (2015), livro infantojuvenil que levou o Prêmio Osman Lins, e a trilogia Cromane, que é composta de Fernanflor (2014), A estética da indiferença (2018) e Flashes (2020). Traduzido em muitos países – Alemanha, Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Portugal –, recebeu neste último o Prêmio Guerra Junqueiro pelo conjunto da obra. Doutor honoris causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é reconhecido por sua atuação na educação e na defesa da leitura literária nas escolas.

“ouvi um guincho de ar sair pelo peito, um fumo, talvez outro espírito, que não o dela. depois o silêncio lâmina. já era um começo” ­– trecho de “zerocal”

Renata Pimentel é mestre e doutora em teoria literária pela UFPE e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Roda de leitura ocorre quinzenalmente. Os encontros, independentes entre si, trazem textos curtos – alternando prosa e poesia – que são propostos aos participantes para reflexão e troca de experiências. O projeto conta também mediações de Ana Estaregui, poeta, autora de Chá de jasmim (2014) e Coração de boi (2016), mestre em literatura e crítica literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Assista às mediadoras falando sobre o projeto.

Roda de leitura – um dedo de prosa: Sidney Rocha [com interpretação em Libras]
quarta 23 de março de 2022
às 17h
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line – plataforma Sympla/Zoom

[livre para todos os públicos]

Veja também