Classificação indicativa: Livre
 

"Os poemas
e os planetas
as almofadas
e os acrobatas
os períodos gramaticais
o sujeito oculto desta oração
os sonhos
feitos de matéria rarefeita
todos os pretextos
principalmente
aqueles que nos cegam
as promoções, as ameaças, os beijos
essa chuva
de fogos de artifícios
– sem órbita nem centro –
despencando
como
meu coração"

A escritora, professora e pesquisadora Flávia Péret é o nome do mês da Roda de leitura, projeto do Itaú Cultural que busca estimular a leitura compartilhada. No dia 1º de junho, às 17 horas, poemas da autora – como o publicado acima, “Queda livre” – serão lidos com os participantes, em um bate-papo. Reserve seu ingresso na plataforma Sympla.

Veja também:
>>Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea

Flávia Péret é autora de 10 poemas de amor e de susto (2013), Outra noite (2014), Uma mulher (2017), Os patos (2018), Mulher-bomba (2019) e Instruções para montar mapas, cidades e quebra-cabeças (2021). Além dos trabalhos literários, publicou Imprensa gay no Brasil (2011). Por sua obra como escritora, recebeu o Prêmio Jean-Jacques Rousseau, da Akademie Schloss Solitude, uma instituição alemã. Flávia é também mestre em teoria da literatura e doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na foto, vemos apenas a mão de alguém que segura uma polaroid com a foto da escritora. Ela sorri e usa uma camisa estampada. É branca e tem o cabelo preso.
A escritora Flávia Péret (imagem: Bianca de Sá)

Roda de leitura ocorre quinzenalmente. Os encontros, independentes entre si, trazem textos curtos – alternando prosa e poesia – que são propostos aos participantes para reflexão e troca de experiências. A mediação deste encontro é de Renata Pimentel, mestre e doutora em teoria literária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Roda de leitura – um dedo de poesia: Flávia Péret [com interpretação em Libras]
quarta 1 de junho de 2022
às 17h
[duração aproximada: 90 minutos]
on-line – plataforma Sympla/Zoom

[livre para todos os públicos]

Reserve seu ingresso [a partir de 18 de maio, às 12h]

Saiba como acessar a transmissão via Sympla.

Veja também
Na imagem em preto e branco, Machado de Assis aparece de perfil. Ele é um homem negro, com cabelos curtos, barba e bigode. O escritor veste um terno e usa óculos de grau.

Há 150 anos, Machado de Assis estreou como romancista

O professor Hélio Guimarães fala sobre “Ressurreição”, o primeiro romance do autor, e de como surgiu a ideia da coleção que contempla todos os livros de Machado de Assis datados de 1861 a 1908 – que será lançada pela editora Todavia com o apoio do Itaú Cultural (IC)