Ocupação Eduardo Coutinho | mostra de filmes
terças 1, 8, 15, 22 e 29 de outubro e 5, 12, 19 e 26 de novembro de 2019
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 189 lugares
Entrada gratuita
distribuição de ingressos público preferencial: uma hora antes do evento | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante público não preferencial: uma hora antes do evento | um ingresso por pessoa
Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.
Itaú Cultural
Endereço
Avenida Paulista 149 São Paulo SP 01311 000 [estação Brigadeiro do metrô]
Além de trabalhos essenciais de sua carreira – e da própria cinematografia brasileira –, como Cabra Marcado para Morrer (1984), Santo Forte (1999) e Edifício Master (2002), a mostra conta com produções menos comentadas do documentarista, como suas realizações no campo da ficção.
Acesse a aba programação para saber mais sobre os filmes e sessões.
Ocupação Eduardo Coutinho | mostra de filmes
terças 1, 8, 15, 22 e 29 de outubro e 5, 12, 19 e 26 de novembro de 2019
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 189 lugares
Entrada gratuita
distribuição de ingressos público preferencial: uma hora antes do evento | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante público não preferencial: uma hora antes do evento | um ingresso por pessoa
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O educador Edinho Santos apresenta o homenageado da 47ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural
26/11/2019 TERÇA-FEIRA - 19h às 21h
sessão 18
Últimas Conversas [2015, 89 min, cópia digital]
Lançado postumamente, o filme reúne entrevistas que Eduardo Coutinho realizou com jovens estudantes brasileiros, abordando as ideias, os sonhos e o cotidiano dos adolescentes de hoje. O material foi editado pela montadora Jordana Berg, parceira de Coutinho desde Santo Forte (2000), e a versão final é de João Moreira Salles.
Sessão seguida de debate com Cláudia Mesquita e Jordana Berg; mediação de Carlos Alberto Mattos (duração aproximada: 90 min).
Classificação indicativa: 12 anos
26/11/2019 TERÇA-FEIRA - 17h às 19h
sessão 17
Jogo de Cena [2007, 107 min, 35 mm]
Sinopse na programação do dia 12 de novembro.
Classificação indicativa: livre
19/11/2019 TERÇA-FEIRA - 19h às 21h
sessão 16
As Canções [2011, 90 min, cópia digital]
Homens e mulheres contam e cantam as músicas que marcaram suas vidas.
Classificação indicativa: livre
19/11/2019 TERÇA-FEIRA - 17h às 19h
sessão 15
ABC do Amor [1967, 95 min, 16 mm]
O filme é uma coprodução entre Argentina, Chile e Brasil, e reúne três histórias ficcionais centradas no tema do amor, cada uma dirigida por um cineasta: o argentino Rodolfo Kuhn, o chileno Hélvio Soto e o brasileiro Eduardo Coutinho. Intitulado “O Pacto”, o episódio assinado por Coutinho foca a relação entre uma moça suburbana e um rapaz que não quer saber de casamento.
Classificação indicativa: 16 anos
12/11/2019 TERÇA-FEIRA - 19h às 21h
sessão 14
Jogo de Cena [2007, 107 min, 35 mm]
Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram suas histórias de vida num estúdio. Em junho de 2006, 23 delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas.
Sessão seguida de debate com Daniel Schenker e Isabel Penoni; mediação de Carlos Alberto Mattos (duração aproximada: 90 min).
Classificação indicativa: livre
12/11/2019 TERÇA-FEIRA - 17h às 19h
sessão 13
Volta Redonda: Memorial da Greve [1989, 39 min, cópia digital]
Codirigido por Eduardo Coutinho e Sergio Goldenberg, o documentário tem como foco a grande greve decretada em 1988 pelos trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, Rio de Janeiro. A intervenção militar é imediata e acarreta o assassinato de três jovens operários.
Mulheres no Front [1995, 35 min, cópia digital]
O filme mostra lideranças femininas em três áreas distintas do Brasil. No Recife, a presidente de uma associação de moradores de um bairro pobre fala sobre as conquistas da entidade. Na periferia do Rio de Janeiro, um grupo de mulheres cobra das autoridades os serviços básicos que não chegam até ali – ou, se chegam, funcionam precariamente. Num subúrbio proletário de Porto Alegre, uma ONG forma promotoras legais populares que conjugam a ação contra casos de violência familiar com a defesa do bairro no âmbito do Orçamento Participativo, criação bem-sucedida do Partido dos Trabalhadores (PT) na prefeitura da cidade.
Classificação indicativa: 14 anos
05/11/2019 TERÇA-FEIRA - 19h às 21h
sessão 12
O Fim e o Princípio [2005, 110 min, 35 mm]
Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações e temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe, descobrem o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias. Graças à mediação de uma jovem do local, os moradores – na maioria idosos – falam sobre suas vidas, marcadas pelo catolicismo popular, pela hierarquia e pelos sensos de família e de honra.
Classificação indicativa: livre
05/11/2019 TERÇA-FEIRA - 17h às 19h
sessão 11
Cabra Marcado para Morrer [1984, 119 min, cópia restaurada em DCP]
Sinopse na programação do dia 1º de outubro.
Classificação indicativa: 12 anos
29/10/2019 TERÇA-FEIRA - 19h às 21h
sessão 10
Edifício Master [2002, 110 min, 35 mm]
O documentário retrata o cotidiano dos moradores do edifício homônimo, situado em Copacabana, a uma esquina da praia. O prédio tem 276 apartamentos conjugados e abriga cerca de 500 pessoas. Trinta e sete delas contam suas próprias histórias.
Classificação indicativa: 12 anos
29/10/2019 TERÇA-FEIRA - 17h às 19h
sessão 9
Peões [2004, 85 min, 35 mm]
Trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que participaram do movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato, contam suas histórias pessoais e recordam sua participação nas lutas do período.
Classificação indicativa: livre
22/10/2019 TERÇA-FEIRA - 19h às 21h
sessão 8
Babilônia 2000 [2001, 80 min, 35 mm]
Na manhã do último dia de 1999, uma equipe de cinema sobe o Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro, onde existem duas favelas, Chapéu Mangueira e Babilônia. Durante 16 horas, cinco câmeras digitais, espalhadas pelo morro, registram os preparativos para a virada do ano. Os moradores das favelas fazem um balanço de suas vidas e expressam suas expectativas para 2000.
Classificação indicativa: livre
22/10/2019 TERÇA-FEIRA - 17h às 19h
sessão 7
O Fio da Memória [1991, 115 min, cópia digital]
O filme procura condensar, em personagens e situações do presente, a experiência negra no Brasil a partir de dois eixos – as criações do imaginário, sobretudo na religião e na música, e a realidade do racismo, responsável pela perda de identidade étnica e pela marginalização de boa parte dos milhões de brasileiros de origem africana.
Classificação indicativa: livre
15/10/2019 TERÇA-FEIRA - 19h às 21h
sessão 6
Santo Forte [1999, 80 min, 35 mm]
Moradores da favela Vila Parque da Cidade, na zona sul do Rio de Janeiro, falam sobre suas experiências religiosas. Católicos, umbandistas ou evangélicos, todos têm em comum a crença numa comunicação direta com o mundo sobrenatural através da intervenção, em seu cotidiano, de santos, orixás e guias, ou do Espírito Santo.
Classificação indicativa: 12 anos
15/10/2019 TERÇA-FEIRA - 17h às 19h
sessão 5
Boca de Lixo [1992, 50 min, cópia digital]
O documentário foca o cotidiano de catadores no Aterro de Itaoca, no Rio de Janeiro.
Santa Marta – Duas Semanas no Morro [1987, 54 min, cópia digital]
Em sua primeira experiência documental numa favela, Eduardo Coutinho colhe depoimentos dos moradores da comunidade de Santa Marta, no Rio de Janeiro, abordando desde a predominância de trabalhadores num morro ainda não dominado pelo tráfico de drogas até os planos de vida dos jovens locais e as queixas dos moradores quanto à violência das batidas policiais.
Classificação indicativa: 14 anos
08/10/2019 TERÇA-FEIRA - 19h às 21h
sessão 4
Moscou [2009, 78 min, cópia digital]
Em Belo Horizonte, o Grupo Galpão e o diretor de teatro Enrique Diaz assumem o desafio de montar, em três semanas, a peça As Três Irmãs, do russo Anton Tchekhov. O documentário reúne fragmentos dos ensaios do espetáculo – que não teve nem terá estreia.
Sessão seguida de debate com Marco Antonio Gonçalves e Eduardo Moreira; mediação de Carlos Alberto Mattos (duração aproximada: 90 min).
Classificação indicativa: livre
08/10/2019 TERÇA-FEIRA - 17h às 19h
sessão 3
Faustão [1971, 103 min, 35 mm]
Contando a história de um jovem da elite do sertão que se envolve com cangaceiros, o drama tem como base a peça Henrique IV, de William Shakespeare. O tema da lealdade impossível num contexto de diferenças de classe, subjacente ao universo do autor inglês, torna-se aqui assunto central.
Classificação indicativa: 16 anos
01/10/2019 TERÇA-FEIRA - 19h às 21h
sessão 2
Cabra Marcado para Morrer [1984, 119 min, cópia restaurada em DCP]
Em 1964, Eduardo Coutinho começou a rodar um filme sobre João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé, da Paraíba, assassinado dois anos antes por ordem de latifundiários. As filmagens contaram com a participação de camponeses do Engenho Galileia, em Pernambuco, e da viúva de João Pedro, Elizabeth Teixeira, mas foram interrompidas em decorrência do golpe militar. Dezessete anos depois, o diretor retomou o projeto e procurou Elizabeth e outros participantes do filme interrompido. O tema central, então, passou a ser a história de cada um deles.
Classificação indicativa: 12 anos
01/10/2019 TERÇA-FEIRA - 17h às 19h
sessão 1
Le Téléphone [1959, 6 min, cópia digital]
Um homem tenta fazer um pedido de casamento, mas é constantemente interrompido por chamadas telefônicas. O filme foi feito na época em que Eduardo Coutinho cursava cinema no Institut des Hautes Études Cinématographiques (Idhec), em Paris.
O Homem que Comprou o Mundo [1968, 100 min, cópia digital]
Ambientada no fictício país Reserva 17, a comédia acompanha as aventuras de um cidadão comum que se vê repentinamente trilionário – e privado de sua liberdade.
A Revista Observatório Itaú Cultural aborda nesta edição o processo de construção de uma metodologia para calcular o PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (Ecic) no Brasil
Três obras já foram lançadas pela editora, situada em Ubatuba, que trabalha artesanalmente com material coletado; conheça este projeto “Rumos Itaú Cultural”