Livros-objeto, projetos editoriais e de design gráfico, trabalhos conceituais, ilustrações, álbuns de gravura – o termo “livro de artista” abrange uma variedade de manifestações, delimitando uma área de expressão rica. De 9 de julho, a partir das 19h, a 29 de setembro, uma exposição que percorre 84 anos dessa vertente de criação no Brasil chega a Belo Horizonte (MG): Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural, no Palácio das Artes.

Com curadoria de Felipe Scovino, a mostra reúne obras do acervo artístico do Banco Itaú e já foi apresentada em São Paulo, na sede do instituto; em Ribeirão Preto, no Instituto Figueiredo Ferraz; e em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer. Ao Palácio das Artes vem em recorte diverso, com 12 novos trabalhos. Vale destacar que a exposição conta com artistas da terra – as mineiras Rosangela Rennó e Lais Myrrha –, além de Tatiana Blass e Roberto Bethônico, que são de outros estados mas hoje atuam em Minas Gerais.

O acervo de obras de arte do Itaú Unibanco foi iniciado há aproximadamente cem anos pelos fundadores do Itaú. Soma mais de 15 mil pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, livros raros, moedas e medalhas. É o maior acervo artístico de uma companhia privada na América Latina e recobre toda a história da arte brasileira. A Coleção Itaú Cultural, com cerca de 3.600 itens, é parte dele.

No Itaú Cultural, o Espaço Olavo Setubal exibe permanentemente parte desse acervo.

Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural

abertura
terça 9 de julho de 2019
às 19h

visitação
até domingo 29 de setembro de 2019
terça a sábado | 9h30 às 21h
domingo | 17h às 21h

Veja também