Classificação indicativa: Livre
 

Em 11 de agosto, o Itaú Cultural (IC) abre a exposição Geraldo de Barros – Imaginário, Construção e Memória, mostra que destaca a trajetória desse grande nome das artes visuais no Brasil e exibe a mais extensa seleção de produções do artista, que transitou com naturalidade e originalidade por diferentes áreas de expressão: da pintura e da fotografia ao design de móveis, sempre impelido por uma paixão pela experimentação.

Sem hierarquizar essas áreas de atuação, Geraldo criou uma obra múltipla, mas coerente. Fez fotos, quadros, cartazes, mesas e cadeiras como quem faz, no fim das contas, a mesma coisa: arte.

Com curadoria de Lorenzo Mammi e Michel Favre, a exposição contou com o suporte da família de Geraldo durante todo o processo de elaboração. O espaço expositivo – que toma conta de três andares da sede do IC – percorre por completo a carreira do artista, das décadas de 1940 a 1990, e abre espaço para abordar os contextos em que ela se desenvolveu e as pessoas que a influenciaram.

Atualização: a partir de 24 de agosto, a sede do Itaú Cultural volta a funcionar com visitação espontânea, sem a necessidade de agendamento prévio.

Recursos de acessibilidade

O projeto de acessibilidade foi pensado para explorar os três pontos centrais da mostra – imaginário, construção e memória –, trazendo elementos que abrangem o conceito abordado em cada piso do espaço expositivo.

Além de ser bilíngue – em português e inglês –, foram adotados os seguintes recursos: mapa tátil e piso podotátil em cada piso, bem como objetos táteis e audiodescrição de obras de Geraldo de Barros – como fotografias das séries Fotoformas e Sobras, uma pintura, uma fórmica e duas miniaturas de mobiliários com os logotipos da Unilabor e da Hobjeto –; videoguias para o público surdo e vídeos com legendas em português, interpretação em Libras e audiodescrição.

Vale ressaltar que o Itaú Cultural segue protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de covid-19. Acesse aqui a cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.

Conteúdo on-line

Além de visitar presencialmente a mostra, o público poderá acessar conteúdos on-line produzidos para o site e para as redes sociais do IC, como entrevistas em vídeo com os curadores, os familiares do artista e convidados. Também serão disponibilizados uma visita guiada e um vídeo em 360º do espaço expositivo. Os conteúdos serão publicados semanalmente neste site a partir de 20 de agosto.

Saiba mais sobre a história de Geraldo de Barros no verbete da Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileiras.

Geraldo de Barros – Imaginário, Construção e Memória
abertura 11 de agosto de 2021

visitação até 7 de novembro de 2021
terça a domingo 12h às 18h

piso 1, -1 e -2
entrada gratuita

Veja também