>> INSCRIÇÕES PRORROGADAS <<

Para reconhecer e inspirar artistas, educadores, produtores culturais e outros, o Itaú Cultural (IC) e o Instituto Alana promovem a jornada Infâncias Plurais, um ciclo de encontros e criação de novos projetos sobre infância e adolescência. A formação tem inscrições abertas até a 6 de outubro. Acesse aqui o edital e a ficha de inscrição.

Infâncias Plurais quer proporcionar a troca de saberes sobre culturas da infância e democratizar o acesso a conteúdos culturais para a faixa etária de 7 a 14 anos. É composta de palestras e de um laboratório de projetos no qual será orientada a produção de peças audiovisuais, que podem abordar diversas linguagens – música, dança, teatro, artes visuais, contação de histórias, brincadeiras, manifestações culturais tradicionais, entre outras. Dessas, 40 serão selecionadas e receberão um incentivo de 3 mil ou 5 mil reais.

Reveja o lançamento

O lançamento da jornada foi marcado por uma apresentação do pesquisador em filosofia Renato Noguera, com mediação de Tatiana Prado, gerente de Memória e Pesquisa do IC, e Raquel Franzim, coordenadora de educação do Alana. Você pode assisti-lo no nosso canal do Youtube:

Renato Noguera é doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre na mesma área pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). É professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro). Também coordena o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin). Acesse o seu currículo Lattes.

Jornada Infâncias Plurais

Inscrições para a formação
até terça 6 de outubro

Veja também

O legado de uma sábia – Ocupação Lydia Hortélio (2019)

Lucilene Silva, pesquisadora, fala de referências teóricas sobre a cultura do brincar, como Veríssimo de Melo e Câmara Cascudo, e comenta a importância da pesquisa de Lydia Hortélio acerca da cultura da infância, da cultura popular e do repertório de canções mapeado