Classificação indicativa: Livre
 

*O Itaú Cultural (IC) retomou na terça-feira (13) suas atividades presenciais, com a visita às mostras acontecendo mediante agendamento. Conheça os protocolos de segurança adotados pelo IC neste link e acesse aqui a cartilha que preparamos para o retorno do público.

Uma onda que para e se faz montanha, mas que ao se fazer montanha continua água ainda. Os versos do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, em “Imitação das Águas”, parecem traduzir em palavras a obra de Sandra Cinto. Traçando uma coreografia no espaço, na definição da própria artista, seus desenhos exploram o íntimo, a beleza, o sublime, o encantamento e, assim, a curiosidade. Arte que é para abrir – e não para fechar.

Em Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu, o curador Paulo Herkenhoff e o Itaú Cultural apresentam uma panorâmica de 30 anos de trabalho da artista, que perpassa por seu processo criativo, desenhos, pinturas, objetos, fotografias, projetos, documentos e vídeos.

A obra de Sandra Cinto é essencialmente autobiográfica. Sua vida, por outro lado, é “educação o tempo inteiro”. Não há dissociação entre o processo de ensino e aprendizagem e sua carreira artística. Sempre atenta em mencionar e compartilhar a importância do que conhece, um dos andares desta mostra abre espaço para obras e conceitos de outros artistas, referências para o processo de criação de Cinto.

Com a exposição, o instituto dá continuidade a uma série de mostras individuais, mantendo o compromisso de aproximar o público das produções artísticas brasileiras. Em 2020, o Itaú Cultural dedicará a sua programação de exposições à obra e ao vigor criativo de artistas mulheres, cujos trabalhos são essenciais para a formação cultural do país.

As visitas podem ser agendadas sempre a partir das 9h das segundas-feiras, via Sympla.

Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu

abertura
quarta 11 de março de 2020
às 20h

visitação
até sábado 14 de novembro de 2020

terça a sexta 13h às 19h
sábado, domingo e feriado 10h às 16h
piso 1, -1 e -2

[livre para todos os públicos]

Veja também