Classificação indicativa: Livre
 

A terceira edição do Festival Arte como Respiro, que acontece de 7 de outubro a 2 de novembro, conta com uma programação especial na semana do Dia das Crianças. De 12 a 16 de outubro, sempre às 15h, você pode assistir a um novo espetáculo infantil.

Confira a agenda abaixo e programe-se! Os espetáculos ficam disponíveis apenas por 24 horas, a partir da sua publicação.

[os links serão disponibilizados nos respectivos horários]

Seu Lobato em: Hoje É Dia de Festa! (RJ)
Júnior Pontes

segunda 12 de outubro de 2020
às 15h
[duração aproximada: 5 minutos]
disponível até as 15h de 13 de outubro

[livre para todos os públicos]

Seu Lobato, sentindo-se entediado e sozinho em seu sítio, decide dar uma festa e convidar toda a bicharada.

Seu Lobato em: Hoje É Dia de Festa! (imagem: divulgação)

O Som das Cores (MG)
Catibrum Teatro de Bonecos

segunda 12 de outubro de 2020
às 15h
[duração aproximada: 44 minutos]
disponível até as 15h de 13 de outubro

[livre para todos os públicos]

Baseado no livro homônimo do taiwanês Jimmy Liao, o espetáculo traz a história de Lúcia, uma menina que, aos 15 anos, perde a visão. Pensando que seu cachorro e companheiro Tobias havia fugido com seus olhos, ela parte em busca deles. Lembrando as mais famosas fantasias literárias e cinematográficas, Lúcia se aventura no mundo do impossível: do subterrâneo das estações do metrô até o universo infinito de sua imaginação, terá de enfrentar todos os seus medos e inimigos.

O Som das Cores (imagem: Isabelle Neri)

O Rouxinol e a Imperatriz (SP)
Coletivo Bassusseder

terça 13 de outubro de 2020
às 15h
[duração aproximada: 11 minutos]
disponível até as 15h de 14 de outubro

[livre para todos os públicos]

Nesta história, trazemos algumas reflexões bem-humoradas sobre nossos valores diante do medo e do desconhecido. Que, a partir da apreciação da natureza e das relações de fidelidade, possamos transformar a nós mesmos. Inspirado do conto original O Rouxinol e o Imperador, de Hans Andersen.

O Rouxinol e a Imperatriz (imagem: divulgação)

Abrazo (RN)
Clowns de Shakespeare

terça 13 de outubro de 2020
às 15h
[duração aproximada: 52 minutos]
disponível até as 15h de 14 de outubro

[livre para todos os públicos]

Segunda parte da trilogia que compõe o projeto de pesquisa latino-americano do grupo de teatro Clowns de Shakespeare, Abrazo é uma obra voltada para toda a família. Num lugar em que não é permitido abraçar, personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio, afeto e liberdade. O espetáculo – baseado na linguagem do teatro gestual e com trilha sonora original e vídeos de animação – narra, entre outras histórias, a aventura de um menino e de sua avó.

Abrazo (imagem: divulgação)

Achados & Perdidos (SP)
Cia. de Feitos

quarta 14 de outubro de 2020
às 15h
[duração aproximada: 52 minutos]
disponível até as 15h de 15 de outubro

[livre para todos os públicos]

A peça, uma investigação sobre o tema da solidão, conta a história de um garoto que, certo dia, encontra um pinguim na porta de sua casa. Sem saber o que fazer com o animal, o garoto inicia uma pequena jornada para descobrir como devolver o estranho visitante à sua terra natal, ainda que isso implique uma longa viagem para o Polo Sul e a perda de sua própria história.

Achados & Perdidos (imagem: Mariana Chama)

Entre Janelas (PR)
Tato Criação Cênica

quinta 15 de outubro de 2020
às 15h
[duração aproximada: 51 minutos]
disponível até as 15h de 16 de outubro

[livre para todos os públicos]

Inspirado no livro Uma Janela entre Dois Amigos, de Gustavo Gaivota, o espetáculo conta a história de um menino e seu melhor amigo, um cachorro chamado Pitu! Uma amizade feita de brincadeiras no quintal e muito corre-corre. Um dia, o menino ganha um presente incrível: um computador. Na janela do notebook, ele abre várias outras janelas e pode ir a qualquer lugar sem sair de seu quarto. Do lado de fora, Pitu espera por um momento de brincadeira, mas seu companheiro agora não tem mais tempo para ele, está muito impressionado com o novo amigo tecnológico. O menino terá, então, que descobrir uma forma de reconectar-se ao seu velho amigo.

Com montagem lúdica e divertida, o espetáculo visa promover uma reflexão sobre o lugar da tecnologia na vida das crianças. Conviver com a tecnologia sem esquecer dos valores universais, como a amizade. Ingressar no mundo virtual sem deixar de olhar para o mundo à nossa volta.

Entre Janelas (imagem: Anellize Tozetto)

sEUss (SP)
Ó1É Cia. de Dança

sexta 16 de outubro de 2020
às 15h
[duração aproximada: 60 minutos]
disponível até as 15h de 17 de outubro

[livre para todos os públicos]

sEUss é uma aventura de tradução da linguagem literária em linguagem cênica,
com base na obra Ah, os Lugares Aonde Você Irá, do escritor e cartunista norte-americano Dr. Seuss. Assim como o protagonista do livro, que inicia uma jornada sabendo que vai passar por lugares diferentes, o espetáculo busca, de forma lúdica, incentivar a autonomia nas escolhas, mesmo com as adversidades. A travessia da vida precisa ser encarada com otimismo e diversão.

sEUss (imagem: Everton Monteiro)

Veja a programação completa da terceira edição do Festival Arte como Respiro.

Veja também