Classificação indicativa: Livre
 

No sábado 25 de maio, às 20h, acontece o Especial Escola do Auditório – Formandos 2018, espetáculo de celebração da formatura de 15 alunos* que compõem a sexta turma de formandos da Escola do Auditório. 

Durante o concerto, sob a regência de Nailor Proveta e com a participação especial de Beatriz Pacheco, Fi Maróstica, Liw Ferreira e Tatiana Parra, os jovens instrumentistas se apresentam em diferentes formações, acompanhados pelos convidados (alunos e outros formandos da escola) Emily Ribeiro, Ian Arruda, Jhey Castolline, Leonardo Gomes, Lucas Souza, Natã Santos, Pedro Teixeira, Vanessa Larissa, Vitor Rodrigues e Yasmin Rainho.

O repertório traz composições – com novos arranjos – de nomes como Pixinguinha e Benedito Lacerda, K-Ximbinho, Djavan, Dorival Caymmi, João Nogueira e Debora Gurgel, além do regente da noite, Nailor Proveta (também músico, compositor, arranjador e diretor artístico-pedagógico da Escola do Auditório). Ele conta que foi ideia dos próprios formandos abrir a apresentação com uma composição sua, intitulada “Bons Tempos”, cujo nome dá o tom ao espetáculo.

“Eles escolheram essa composição, que eu escrevi anos atrás, justamente como forma de mostrar os bons tempos que passaram na Escola do Auditório. Abrem o espetáculo buscando esse tempo e essa relação deles com a escola, que ajudaram a definir o futuro que chega agora”, fala Proveta. “Achei a escolha muito bonita, muito pura, já que é uma composição que começaram tocando lá atrás, no início da formação musical, mas que conversa com o tema da noite. E encerram o concerto com 'Sempre', do K-Ximbinho, que faz uma analogia com tudo o que eles viveram aqui.”

A Escola do Auditório

A Escola do Auditório, sob a gestão do Itaú Cultural desde 2011, oferece curso livre de música brasileira, com duração de cinco anos, a até 170 estudantes (a partir de 12 anos de idade) da rede pública de ensino que residam no município de São Paulo. O objetivo é proporcionar uma sólida formação na área da música popular, unindo teoria e prática.

Os estudantes aprendem a tocar um instrumento, desenvolvem a percepção musical e conhecem a história da música brasileira, seus estilos e seus personagens. Dando coesão e direcionamento ao ensino, o repertório é focado em autores brasileiros, tanto nas aulas quanto nas apresentações realizadas pelos diversos grupos da escola.

Desde o início das atividades, a Escola do Auditório, que tem direção artístico-pedagógica de Nailor Proveta, já formou seis turmas (92 alunos), proporcionando a esses jovens a oportunidade de iniciar e desenvolver carreira na música, muitas vezes no próprio Auditório, que conta com ex-alunos atuando como professores e assistentes de regente.

*Formandos 2018: Caio Alves, Deverson Cardoso Souza, Douglas Donizeti, Gabriela Fernandes, Guilherme Maranhão, Ingrid Islaine, Isabella Ribeiro, Liliam Passos, Luis Rodrigues, Matheus Marinho, Stefani Tupiná Bruno, Sulaimam Alves, Vitória Marques, Wallace Cavallari e Winny Eduarda

Especial Escola do Auditório – Formandos 2018
sábado 25 de maio de 2019
às 20h
[duração aproximada: 90 minutos]

Entrada gratuita [os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa.]

[livre para todos os públicos]

Abertura da casa: 90 minutos antes do espetáculo

Veja também