Classificação indicativa: Livre
 

A 26ª edição do É tudo verdade – festival dedicado ao cinema documentário, que neste ano ocorre entre 8 e 18 de abril – promove no Itaú Cultural (IC) a 18ª conferência internacional do documentário, com palestras e entrevistas em homenagem ao centenário do cineasta Chris Marker (1921-2021). Os vídeos são pré-gravados e serão transmitidos aqui no site e no nosso YouTube em 7 e 8 de abril.

Na quarta 7, às 11h, após a abertura com o diretor-fundador do É tudo verdade, Amir Labaki, e o diretor do IC, Eduardo Saron, é exibida uma masterclass com Jean-Michel Frodon, crítico de cinema. Depois, às 15h, Anna Glogowski, integrante do comitê de seleção do festival, faz uma entrevista com o cineasta Silvio Tendler (saiba mais sobre sua vida e obra) para tratar do homenageado.

Já na quinta 8, às 11h acontece a palestra Chris Marker e a América Latina, trânsitos estéticos e políticos, com Carolina Amaral, autora do livro O cinema latino-americano de Chris Marker, fruto de seu doutorado. Por fim, às 15h, outra masterclass, com o crítico de cinema Bill Nichols.

Acesse detalhes dos eventos na aba Programação.

Chris Marker foi escritor, fotógrafo, artista multimídia, ensaísta e documentarista. Produziu mais de 50 filmes e foi um pioneiro do cinema experimental, do filme-ensaio e da videoarte. Marca sua produção um interesse pelo tempo e pela memória. Saiba mais sobre sua obra neste artigo da revista Ciência e cultura.

É tudo verdade | 18ª conferência internacional do documentário [com interpretação em Libras]
quarta 7 e quinta 8 de abril de 2021
às 11h e às 15h
on-line | site do Itaú Cultural

[livre para todos os públicos]

Veja também
Homem aparece com o olho na lente de uma câmera de filmagem, em uma cena gravada em um lugar aberto. Duas pessoas aparecem no fundo da foto.

85 anos de Person

No dia 12 de fevereiro de 1936 nasceu o cineasta paulistano, homenageado do programa Ocupação em 2016