A programação paralela da Ocupação Benjamim de Oliveira apresenta uma série de atividades on-line durante o mês de fevereiro, que trazem o universo circense para o centro do picadeiro. Trata-se de uma mostra de cenas artísticas, exibição de espetáculo e documentário, webinário com rodas de conversa ao vivo e oficinas.

Aberta para visitação na sede do Itaú Cultural (IC), em São Paulo, até 13 de março, a Ocupação Benjamim de Oliveira apresenta ao público esse palhaço e multiartista, um dos mais importantes circenses do Brasil entre o fim do século XIX e o começo do XX.

Imagem em preto e branco de uma página do Almanack dos theatros, que traz um retrato de Benjamim de Oliveira, com a mão na cabeça e sorrindo, além de texto sobre o artista.
Benjamim de Oliveira possivelmente em foto de divulgação do Circo Spinelli, publicada no periódico Almanack dos theatros do ano de 1910 (imagem: Acervos Erminia Silva/Família de Benjamim de Oliveira)

>> Saiba mais sobre as visitas presenciais
>> Navegue pelo site da exposição, com conteúdo exclusivo

Confira abaixo a programação completa.

Memória e reinvenção – o que mantém o circo vivo?

De 8 a 13 de fevereiro, o webinário aprofunda o diálogo com a cultura circense, oferecendo uma programação reflexiva com debates, apresentações artísticas e oficinas. Clique aqui para acessar os temas e as datas dos encontros – que acontecem ao vivo no site e no YouTube do IC –, além de reservar seu ingresso para participar das oficinas com a atriz e professora Bete Dorgam e com o ator Giovanni Venturini.

150 anos depois, quem são os Benjamims do agora?

Dezoito artistas – entre grupos, trabalhos solo e circos itinerantes – apresentam cenas livres e inéditas em várias especialidades dentro da lona circense. A exibição dos vídeos acontece de 8 a 27 de fevereiro.

Veja no site da Ocupação Benjamim de Oliveira.

Benjamin – o filho da felicidade

Contar a história de Benjamim de Oliveira é uma obrigação nos dias de hoje. Após séculos de apagamentos e inviabilizações, é preciso dar protagonismo e tirar da invisibilidade personagens que tanto contribuíram para a formação da identidade cultural do Brasil. Produzido pela Cia. Trilha de Teatro, de São Vicente (SP), Benjamin – o filho da felicidade traz um recorte da biografia do artista.

A exibição é de 8 a 27 de fevereiro no site da Ocupação.

No dia 26, às 17 horas, ele será tema central de um debate com a presença da Cia. Trilha de Teatro e de Heraldo Firmino (ator, palhaço e integrante dos Doutores da Alegria). Reserve seu ingresso

Fotografia de um ator negro durante o espetáculo Benjamin - o filho da felicidade. Ele está caracterizado como um palhaço, com o rosto pintado de branco, nariz vermelho e roupa colorida.
Benjamin - o filho da felicidade (imagem: Fausto Franco)

Circo-Teatro Irmãs Ferreira

O documentário (em processo de construção) narra a trajetória da família Ferreira, que ingressa no circo no final da década de 1940 e se constitui como um circo-teatro familiar, atuante nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A história do Circo-Teatro Irmãs Ferreira e dos demais circos que descenderam dele é um retrato da presença e da importância cultural do circo-teatro no interior do país.

De 8 a 27 de fevereiro, será exibido um trecho do documentário no site da Ocupação Benjamim de Oliveira.

Aquele momento em que...

O espetáculo Aquele momento em que..., do grupo Doutores da Alegria, tem como foco o palhaço que atua na área da saúde pública, mostrando com bom humor e poesia o artista e o cidadão que se encontram nessa figura, com seus anseios, desejos e preocupações. O trabalho pode ser visto entre 6 e 27 de fevereiro no YouTube e no site do IC.

No dia 27, às 17 horas, os artistas participam de uma conversa com o público. Reserve o seu ingresso para o bate-papo.

Programação paralela – Ocupação Benjamim de Oliveira
de 8 a 27 de fevereiro de 2022
on-linesite e YouTube do Itaú Cultural e site da Ocupação Benjamim de Oliveira

[consulte a classificação indicativa de cada atividade]

Veja também