A designer, professora e pesquisadora Solange de Oliveira lança no Itaú Cultural (IC) em 18 de maio, às 17h, os dois livros de Arte por um fio, série dedicada à outsider art, isto é, à criação artística feita e exposta fora dos circuitos comuns da arte de uma época, por artistas alheios a espaços convencionais ou institucionais. O primeiro volume de Arte por um fio fala de Arthur Bispo do Rosario; o segundo, de Judith Ann Scott. Reserve seu ingresso na Inti.

Arthur Bispo do Rosario – foco de Bispo do Rosario – eu vim: aparição, impregnação e impacto, que será aberta no IC também no dia 18 – criou sua obra (esculturas, mantos, objetos ressignificados etc.) na Colônia Juliano Moreira, instituição asilar endereçada aos “alienados”, ou pessoas com transtornos mentais. Já Judith Ann Scott, que nasceu com síndrome de Down e perdeu a audição na infância, foi escultora.

Capa do livro Arte por um fio
Capa do livro Arte por um fio (imagem: Estação Liberdade)

Solange de Oliveira é professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), doutora em psicologia social de fenômenos histórico-culturais, mestre em têxtil e moda e graduada em filosofia e em educação artística. Conheça sua pesquisa no currículo Lattes. No lançamento, ela fará uma palestra e autografará os livros.

Arte por um fio é publicado pela Estação Liberdade e está disponível para compra aqui.

lançamento de Arte por um fio: Arthur Bispo do Rosario e Judith Ann Scott
quarta 18 de maio
às 17h

Veja também