Classificação indicativa: Livre
 

No mundo contemporâneo, inteligência artificial e computação quântica são duas linhas de tecnologias que se desenvolvem de forma cada vez mais veloz. Se o aprendizado de máquinas na atual tecnologia digital já impressiona e demonstra se igualar, em muitos casos, à operação executada por cérebros biológicos, o que esperar de um futuro próximo?

Por meio de obras que exploram características do processamento de dados, digital ou não, a exposição Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico propõe um olhar artístico para essas questões. Em um diálogo com o natural e o humano, sistemas, de forma não consciente, aprendem e respondem com soluções não imaginadas ou concebidas por seus criadores, podendo, muito em breve, fazer parte de máquinas cibernéticas verdadeiramente conscientes.

Veja também:
>>Seminário debate computação e subjetividade pelos vieses da ciência e da arte
>>
Acesse o catálogo da exposição de 2017

A mostra se insere na mesma linha propositiva das bienais e das exposições de arte e tecnologia apresentadas pelo Itaú Cultural desde 1997. Em 2017, o instituto apresentou Consciência Cibernética [?], que teve como mote o debate a respeito da evolução das máquinas e de seus avanços em relação ao cérebro humano.

Em um seminário, que acontece nos dois primeiros dias da exposição, artistas discutem suas obras e processos de criação, contextualizados por apresentações de especialistas nas áreas de inteligência artificial e informação quântica (saiba mais na matéria). 
 

abertura
quarta 27 de março de 2019
às 20h

visitação
quinta 28 de março a domingo 19 de maio de 2019
terça a sexta 9h às 20h
sábado, domingo e feriado 11h às 20h

simpósio
quinta 28 sexta 29 de março de 2019
mesas às 16h e às 19h

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: 
uma hora antes do espetáculo, com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Veja também