Classificação indicativa: 12 anos
 

Antônio Abujamra (1932-2015) é o personagem principal do Palco Virtual em fevereiro. Entre os dias 18 e 28, o Itaú Cultural (IC) apresenta uma programação especial composta de mesas de debate, espetáculo, leitura e show que colocará em evidência a vida e a obra do renomado diretor, ator e apresentador. Os ingressos podem ser reservados a partir de 10 de fevereiro, às 12h, via Sympla.

>> Veja detalhes de cada atração e reserve seu ingresso na aba Programação

Abujamra é conhecido por seu humor ácido e espírito provocativo, tendo sido um dos primeiros a introduzir os princípios e os métodos teatrais de Bertolt Brecht e Roger Planchon nos palcos brasileiros. Foi atuante na revolução cênica efetivada nos anos 1960 e 1970, produzindo e dirigindo peças Brasil afora. Em 1991 fundou a companhia Os Fodidos Privilegiados e entre 2000 e 2015 esteve à frente do programa Provocações, da TV Cultural.

A programação Antônio Abujamra, a Voz do Provocador é produzida pelo núcleo de Artes Cênicas do IC com consultoria de Marcia Abujamra, diretora, roteirista e produtora teatral. Além das mesas, mediadas pela própria Marcia, o espetáculo O Veneno do Teatro, criado e interpretado por Abujamra em 1996, será reinterpretado por Elias Andreato.  

Um Outro Hamlet, leitura da cia. Os Fodidos Privilegiados, parte da adaptação de Abujamra para Hamleto, do escritor e dramaturgo italiano Giovanni Testori, para ensiná-la com dois elencos: um só de mulheres e outro de homens. O texto está sendo preparado para uma futura montagem do grupo em 2021, em celebração dos 30 anos de companhia. O encerramento acontece com uma apresentação do músico e compositor André Abujamra – saiba mais sobre o show.

Imagem preto e branco de Antônio Abujamra. Ele está apontando para frente. É um homem calvo, com cabelo branco e óculos.
Antônio Abujamra, a Voz do Provocador (imagem: João Caldas)

Antônio Abujamra, a Voz do Provocador [com interpretação em Libras]
quinta 18 a domingo 28 de fevereiro de 2021
às 17h e às 20h
on-line
– plataforma Zoom/Sympla
Palco Virtual – 270 ingressos por atração
veja a programação detalhada

[classificação indicativa: 12 anos]

Atividade gratuita

Reserve seu ingresso [a partir do dia 10 de fevereiro, às 12h, até o horário de início da apresentação (ou até esgotar)]

Saiba como acessar a transmissão via Sympla.

Veja também