Por Maria Clara Matos

Um psiquiatra injeta LSD em quatro voluntários viciados com o objetivo de investigar se a perversão sexual é causada pelo uso de drogas ilícitas. Filmado em 1969, O Despertar da Besta – Ritual dos Sádicos só conseguiu ser exibido pela primeira vez em 1983, dadas as controversas cenas de horror. Uma das obras mais polêmicas da carreira de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, foi escrita por Rubens Francisco Lucchetti, que produziu mais de uma dezena de longas-metragens para o cineasta, além de roteiros para programas de TV. Durante as décadas de 1950 e 1960, Lucchetti escreveu para revistas e jornais, além de criar mais de uma centena de histórias em quadrinho de terror.

Atualmente com 87 anos, Lucchetti mora em Jardinópolis (SP) e permanece escrevendo e publicando independentemente seus livros ­– como os mais recentes O Museu de Horrores e Máscaras do Pavor. Ambos serviram de inspiração para a companhia de teatro e cinema Vigor Mortis, que, além de uma peça, com dramaturgia construída a partir dessas últimas produções, criou uma série de produtos – como um documentário, um curta-metragem e uma história em quadrinhos – que valorizam e trazem à tona a obra de Rubens Francisco Lucchetti, um dos mais importantes escritores ligado ao gênero mistério e terror.

Elenco de "A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti"

O espetáculo A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti estreou em abril de 2017 em Curitiba e logo seguiu para uma temporada em São Paulo. Com direção de Paulo Biscaia Filho, a peça conta a história do detetive Clayton, que é contratado pela sedutora Helen Zola para investigar seu marido – o enigmático Dr. Zola. Apesar de Vonetta, a melhor amiga de Clayton, insistir para que ele não pegue o caso, o detetive o aceita e acaba entrando em uma rede de intrigas que leva à verdade sobre a mítica biblioteca do Dr. Lucchetti, uma coleção de livros que guarda todos os segredos sobre monstros e vampiros. Fazem parte do elenco Michelle Rodrigues, Paulo Rosa, Kassandra Speltri, Ed Canedo e Kenni Rogers.

Biscaia conta que já conhecia a produção de Lucchetti em razão dos roteiros que o escritor fez para Zé do Caixão e Ivan Cardoso, mas foi quando passou a adquirir os livros que atualmente Lucchetti vende pelas redes sociais que decidiu ter alguns deles como inspiração e ao mesmo tempo usá-los para prestar uma homenagem ao ficcionista. O diretor ainda revela que ele e a equipe realizaram uma longa entrevista com Lucchetti para o documentário e ela se tornou fundamental para a construção dos demais produtos.

A_Macabra_Biblioteca_do_Dr_Lucchetti_2
Dr. Zola (Kenni Rogers) e Vonetta (Kassandra Speltri) | foto: Lúcia Biscaia

 

 

A história em quadrinhos é o programa da peça e conta com texto original do próprio Lucchetti, roteiro de Biscaia e desenhos do quadrinista e ilustrador José Aguiar. O curta também já está no ar. Estrelado por Michelle Rodrigues e Kassandra Speltri, foi adaptado de um dos contos de Lucchetti As Noites Diabólicas de Paula Clossidy.

 

Veja também