Os professores Alfons Martinell, Teixeira Coelho e o convidado Patrice Meyer-Bisch conversam sobre direitos culturais nas políticas culturais e gestão cultural. Fazem um histórico do surgimento dos direitos culturais e do seu desenvolvimento em países como a Espanha, que tem uma cultura e identidade não homogêneas no território. Falam sobre a necessidade dos movimentos sociais e da sociedade civil lutarem para conquistar e reconhecer os direitos. Discutem qual a responsabilidade do indivíduo e do Estado nas políticas públicas e sobre os direitos culturais fundamentais.

Com José Teixeira Coelho (Brasil), professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), curador-geral da Bienal Internacional de Curitiba e consultor do Observatório Itaú Cultural (SP); Alfons Martinell (Espanha), diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, na Espanha, e consultor do Observatório Itaú Cultural; e Patrice Meyer-Bisch, coordenador do Instituto Interdisciplinar de Ética e dos Diretos Humanos da Universidade de Friburgo, fundador do Observatório da Diversidade e dos Direitos Culturais e autor de diversas publicações sobre os direitos culturais, tais como “Afirmar os direitos culturais”, que faz parte da coleção de livros do Observatório.

Gravado em abril de 2016 no Itaú Cultural, São Paulo/SP, durante a sétima edição do curso de especialização em gestão e políticas culturais, realizado pelo Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona.

Créditos
Gerente do Núcleo de Inovação: Marcos Fernandez Cuzziol
Coordenadora do Núcleo de Inovação: Luciana Modé
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Camila Fink
Captação e edição: Queima Filmes
Tradução: Ateliê das Palavras
Legendagem: Reptilia Produções Transmídia