Coletivo Sendero
Roteiro para longa-metragem
São Paulo/SP
O casal Marina, de 23 anos, e Franco, de 34, viaja de carro para Porto Alegre (RS). No caminho, ela descobre que está grávida, o que provoca um atrito na relação. Buscando uma solução para questões existenciais e afetivas, Marina segue sozinha até Montevidéu, no Uruguai, decidida a fazer um aborto, prática legalizada no país vizinho.
É sobre esse percurso que trata o road movie Paralelo 34, projeto de filme do Coletivo Sendero, sob a direção de Fábio Alcamino. A proposta contemplada pelo Rumos foi subsidiar o trabalho de campo do grupo, realizado em março de 2015, pelo sul do Brasil e pelo Uruguai. A partir dessa pesquisa, o roteiro do filme é desenvolvido.
Paralelo 34 propõe uma reflexão sobre os caminhos opostos seguidos recentemente pelos dois países. De um lado, os uruguaios partem para uma política progressista, com a adoção de medidas como a descriminalização do aborto e do uso da maconha. Na direção oposta, o Brasil parece viver um momento de conservadorismo.
O Sendero é formado por seis geógrafos que encontraram no cinema uma forma de ler as paisagens e entender as contradições sociais e os processos econômicos de diferentes lugares. Entre os trabalhos já realizados pelo grupo está o premiado documentário Boiada: no Tira-Te, Põe-Te, baseado nas cadernetas de campo de Guimarães Rosa.