Classificação indicativa: 16 anos
 

Dedicada a artistas e estudantes interessados em dança, teatro, música e performance, a oficina reúne – em encontro inédito – os artistas Orun Santana, Bel Souza e Ana Beatriz Almeida para investigar com o público os modos como o corpo traduz em dança temáticas relacionadas à ancestralidade e ao ritual. A atividade, que possui três horas de duração, oferece aos participantes um panorama das técnicas utilizadas pelos três ministrantes, além de uma experiência de cruzamentos possíveis entre elas.

Bailarino, arte-educador e pesquisador, Orun Santana é professor do Daruê Malungo – centro educativo e cultural localizado na comunidade de Chão de Estrelas, no Recife, que tem como foco a cultura popular e afro-brasileira – e diretor artístico da Cia. de Dança da mesma instituição. Para a oficina, trará os princípios de movimento das danças dos orixás e da capoeira.

Professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora pedagógica do curso de licenciatura em dança da instituição, a bailarina e mestra em dança Bel Souza trabalhará os princípios das danças de Iemanjá no Candomblé Ketu, na Umbanda e na Santeria. “O que pretendo é trazer o foco do participante para a experiência e para o tempo presente, pois é no aqui e no agora que temos condições de problematizar, processar e principalmente compreender nossa ancestralidade”, pontua.

Por fim, Ana Beatriz Almeida, mestranda em estética e história da arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), contribuirá para a atividade com sua experiência de performer e pesquisadora: há mais de uma década, desenvolve pesquisa artística e acadêmica em torno da morte, criando o N’gomku, seu próprio método corporal-criativo.

São 20 vagas, preenchidas por ordem de cadastro. Para participar, inscreva-se gratuitamente até 22 de agosto pelo formulário. A lista dos selecionados será divulgada no dia 24 do mesmo mês aqui no site. Se o inscrito precisar de intérprete de Libras, basta indicar no formulário.

Oficina com Orun Santana, Bel Souza e Ana Beatriz Almeida [com possibilidade de interpretação em Libras, caso solicitado]
terça 28 de agosto de 2018
às 14h
[duração aproximada: 180 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) 

20 vagas – inscrições gratuitas de 21 a 22 de agosto pelo link
[divulgação dos selecionados no dia 24 de agosto]

Atividade gratuita

[classificação indicativa: 16 anos]

Veja também

Sobre o Sacrifício Ritual

Performance questiona a construção da identidade nacional por meio do símbolo da passista e suas negociações entre a sociedade, o corpo da mulher negra, a espiritualidade e o Carnaval
onde: Itaú Cultural