A Ocupação Eduardo Coutinho, que aconteceu em outubro de 2019 no Itaú Cultural e foi produzida pela organização, entra em cartaz no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro (IMS Rio) no próximo sábado, 10 de outubro, onde permanece até 21 de fevereiro de 2021. A data marca também a reabertura do centro cultural.

 Veja também:
>>
Acesse conteúdos exclusivos da Ocupação Eduardo Coutinho no site do programa
>> Coutinho em Comum: documentário reúne depoimentos da equipe do cineasta

A Ocupação é resultado de uma parceria do Itaú Cultural com o IMS, que detém o acervo do cineasta. Grande parte dos itens exibidos na mostra provém desse acervo, como o roteiro do filme Cabra Marcado para Morrer. A exposição apresenta a trajetória de Eduardo Coutinho, sua obra e seu processo de criação. Um rico material audiovisual, somado a documentos, objetos e fotografias de seu acervo pessoal e de amigos e colegas de profissão, ajuda a conhecer e relembrar o cineasta. A curadoria é da equipe do Itaú Cultural e do jornalista e pesquisador Carlos Alberto Mattos.

Para celebrar a abertura, acontecerá um bate-papo entre Mattos, Jordana Berg e João Moreira Salles sobre o processo de finalização do filme Últimas Conversas (2015). O encontro será transmitido pelo YouTube do IMS às 18h do dia 10, e o filme fica disponível no site do instituto de 5 a 10 de outubro para que o público assista antes do evento.

Carlos Alberto Mattos é crítico e pesquisador de cinema, autor de oito livros, dos quais o último é Sete Faces de Eduardo Coutinho. É cocurador da Ocupação Eduardo Coutinho. Escreve em carmattos.com e no portal Carta Maior.

João Moreira Salles é documentarista e editor da revista piauí. Dirigiu SantiagoEntreatos e Nelson Freire, entre outras obras.

Jordana Berg é editora. Editou diversos filmes, entre eles vários títulos de Eduardo Coutinho, com quem trabalhou desde 1999, quando fez a montagem de Santo Forte – longa que lhe conferiu o prêmio de Melhor Montagem no Festival de Brasília. De 2010 a 2011, foi professora no curso de montagem da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Recebeu também o prêmio de Melhor Montagem no Festival do Rio 2011, pelo filme Marcelo Yuka: no Caminho das Setas (2011), de Daniela Broitman.

Ocupação Eduardo Coutinho no IMS Rio
sábado 10 de outubro de 2020 a domingo 21 de fevereiro de 2021
entrada gratuita, com agendamento prévio pelo site do IMS

IMS Rio
Galeria principal
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea – Rio de Janeiro/RJ

Bate-papo sobre o filme Últimas Conversas
sábado 10 de outubro de 2020
às 18h
YouTube do IMS

Para mais informações, acesse o site do IMS.

Veja também