A atriz Ruth de Souza fala sobre sua entrada no Teatro Experimental do Negro (TEN), em que ficou por cinco anos e pelo qual fez sua primeira peça, O Imperador Jones, com texto de Eugene O'Neill e direção de Abdias Nascimento. O ator Haroldo Costa conta que foi através de seu trabalho voluntário como professor nos cursos de alfabetização do TEN que iniciou sua carreira no teatro, quando precisou substituir um dos atores em uma peça.

A atriz Léa Garcia comenta a forma inusitada com que entrou no TEN e as dificuldades enfrentadas ainda nos dias de hoje. Carmem Luz, coreógrafa, diretora e cineasta, fala sobre a generosidade de Abdias e seu ensinamento sobre a consciência racial. O ator, diretor, dramaturgo e fundador da Companhia Teatral Abdias Nascimento, Ângelo Flávio, denuncia a ausência da história de Abdias e do TEN nos cursos e nas escolas de teatro.

Depoimentos gravados para a Ocupação Abdias Nascimento em agosto e setembro de 2016, em Salvador/BA e Rio de Janeiro/RJ.

Saiba mais sobre o evento e a programação

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Coordenadores do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Carlos Costa e Jader Rosa
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Paula Bertola
Entrevista: Duanne Ribeiro e Fernanda Castelo Branco
Captação: Richner Allan e Gabriela Barreto (terceirizada)
Edição: Richner Allan
Técnico de som: Tomás Franco (terceirizado)
Paisagem sonora: Renato Gama

Veja também

A cena negra em foco

O chamado teatro negro brasileiro nasceu da conscientização de que a ausência de negros e negras nos palcos não era uma questão individual, pessoal, de incapacidade, mas estrutural e coletiva. Para problemas coletivos, soluções coletivas