Em 23 de abril é comemorado o Dia Nacional do Choro, porque a data coincide com o nascimento de Pixinguinha, um dos nomes mais importantes da música brasileira. Considerado o primeiro gênero musical urbano genuinamente brasileiro, o choro continua vivo e conquistando admiradores. Saiba mais sobre o choro e sobre Pixinguinha na Enciclopédia Itaú Cultural.

Para celebrar a data, reunimos vídeos de apresentações de choro no Auditório Ibirapuera. A mais recente, em 2019, foi uma homenagem a Jacob do Bandolim, com Fernando Dalcin e a banda Regional.

Em setembro de 2011, os percussionistas e pesquisadores Roberta Valente e Yves Finzetto subiram ao palco do Auditório Ibirapuera para apresentar o Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, projeto criado a fim de divulgar a expressão do gênero produzida na capital paulista.

O choro também foi a grande estrela na reunião de Luizinho 7 Cordas, Milton Mori, Leo Rodrigues e Stanley Carvalho. Essa roda contou ainda com Isaias do Bandolim como convidado especial.

Já Pixinguinha recebeu uma homenagem especial em 2012, com a apresentação da Jazz Sinfônica e do maestro Nailor Proveta.

 

Veja também