Por Cassiano Viana

Cristiano Sant’Anna (Santa Maria, Rio Grande do Sul, 1973) começou a fotografar no curso de jornalismo. Pegava as câmeras da faculdade e ia para a rua fotografar pessoas: jogadores de damas em praças, trabalhadores do centro, tudo que acontecesse ao seu redor. “Era como poder investigar o mundo através da fotografia”, lembra.

Veja também:
>> 
Novos Nomes da Fotografia no Brasil – Gê Viana (MA) 
>> 
Novos Nomes da Fotografia no Brasil – Marta Egrejas (RJ)
>> Novos Nomes da Fotografia no Brasil – Maria Isabel Oliveira (MG)
>> Novos Nomes da Fotografia no Brasil – Laíza Ferreira (PA)

“Os caminhos da minha fotografia nos últimos cinco anos são os caminhos das transformações do choque com o mundo”, diz.

Cristiano vive em Porto Alegre.

Com a palavra, Cristiano Sant’Anna:

Guia Prático para Viver na Zona (imagem: Cristiano Sant'Anna)

"Entre 2016 e 2018 percorri a Avenida Farrapos, em Porto Alegre, com o olhar tocado pela paisagem cinza e concreta dessa região. Olhando para uma cidade em camadas, pela fotografia buscava os vestígios, as marcas de outros tempos na cidade de hoje. A Farrapos é lugar de convívio de muitos grupos: prostitutas, traficantes, trabalhadores de indústria e moradores de classe média. Zona de prostituição, zona de bagunça, zona afetiva. Dessas deambulações surgiu a instalação Guia Prático para Viver na Zona. Uma narrativa fotográfica em livro e na parede, resultado dos aprendizados dos códigos e usos desse lugar e que apresenta soluções poéticas em gambiarras de montagem: uma lata de refrigerante como foco de luz, linhas vermelhas conectando imagens".

Zona VP (imagem: Cristiano Sant'Anna)

"Dessa experiência, desse contato, surge o trabalho colaborativo Zona VP. Resultado do encontro do artista com o catador Jacson Carboneiro, esse processo envolveu a troca de saberes de fotografia e reciclagem de lixo entre nós. Percorremos a cidade e produzimos uma série de trabalhos que resultaram em ações sociais, exposições, entrevistas e livro".

Quando isto se tornou perigoso (imagem: Cristiano Sant'Anna)

"A pandemia e a impossibilidade de sair para fotografar me colocaram em um apartamento com uma varanda de 4 por 3 metros. Dali, com meu celular fotografei durante os primeiros 15 dias. A série de nove fotografias iniciais continuaram a ser feitas e se transformaram em uma narrativa visual e textual, chamada Quando Isto se Tornou Perigoso, que parte de objetos ordinários do cotidiano e passa por reflexões deste tempo extraordinário".

Cassiano Viana (@vianacassiano) é editor do site About Light.

Veja também