O Instituto Itaú Cultural assinou nesta segunda-feira, 3, o termo de devolução de três desenhos originais de Keller-Leuzinger e de uma litogravura de Buvelot&Moreau à Biblioteca Nacional.

As peças passaram por perícia após o Itaú Cultural e a Biblioteca Nacional firmarem termo de compromisso para verificação de 102 itens do acervo da Coleção Brasiliana Itaú, em 23 de março último.

Partiu do Itaú Cultural a iniciativa de disponibilizar voluntariamente as obras de sua coleção para verificação, imediatamente após tomar conhecimento de que determinadas obras presentes em seu acervo poderiam se tratar de peças furtadas da Biblioteca Nacional. 

As peças foram analisadas em três lotes. Dos 73 itens dos dois primeiros lotes, 41 tiveram análise inconclusiva e outros 32 foram declarados como definitivamente não pertencentes ao acervo da Biblioteca Nacional.

O terceiro lote contemplou  29 itens, que incluem as quatro obras que agora estão sendo restituídas à Biblioteca Nacional.

As peças que apresentaram análise inconclusiva, de acordo com o relatório dos técnicos da Biblioteca Nacional, passarão por nova perícia, desta vez a cargo do Itaú Cultural, para eliminar dúvidas residuais.

Em março deste ano, o Itaú Cultural já havia devolvido à Biblioteca Nacional 8 litografias de Emil Bauch após perícia apontar que se tratavam de peças originalmente pertecentes ao acervo da Instituição.

As peças já identificadas como sendo da Biblioteca Nacional foram adquiridas de boa fé do pesquisador Ruy Souza e Silva.

Além da devolução das obras, o Itaú Cultural buscará firmar, com outras instituições públicas que tiveram peçasfurtadas, termos de compromisso similares ao firmado com a Biblioteca Nacional, para ampliar a verificação de seu acervo.

O Itaú Cultural reforça que segue atuando em estreita colaboração com a Biblioteca Nacional e autoridades para dirimir quaisquer dúvidas sobre a origem das obras de sua coleção e que mantém aberto seu acervo para quaisquer verificações por outras instituições.