Cine Curtinhas
sábado 10 e domingo 11 de novembro de 2018
às 17h
Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares
Entrada gratuita
distribuição de ingressos
público preferencial: uma hora antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa
[livre para todos os públicos]
Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.
Itaú Cultural
Endereço
Avenida Paulista 149 São Paulo SP 01311 000 [estação Brigadeiro do metrô]
Contatos e informações extras
11 2168 1777
O Cine Curtinhas, que acontece no instituto desde 2014, promove a exibição de curtas-metragens brasileiros feitos por meio das mais diversas técnicas de animação – das tradicionais às digitais – com a proposta de estimular o contato das crianças com o universo do cinema.
Confira a programação completa na aba Programação.
Cine Curtinhas
sábado 10 e domingo 11 de novembro de 2018
às 17h
Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares
Entrada gratuita
distribuição de ingressos
público preferencial: uma hora antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa
[livre para todos os públicos]
Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.
Veja também
Um panorama da história da animação brasileira Nos dias 10 e 11 de novembro a arte da fiação – técnica usada para criar, a partir de lã ou algod... 11/11/2018 DOMINGO - 17h às 17h30
Sessão 2
Onça Pintada, de Marcos Faria | São Paulo (2018), 2min22
Onça Pintada, quem foi que te pintou? Videoclipe do DVD Zoró dos Bichos Esquisitos, de Zeca Baleiro.
Brincando entre estrelas, de Marcelo Salerno | Rio de Janeiro (2016), 2min
A menina Celeste e seu companheiro de aventuras, o gatinho Mourão, contemplam as estrelas no céu. Juntos, imaginam o que significam as diferentes formas das várias constelações, para eles e para os habitantes de outros países. Da brincadeira de descobrir figuras no céu, à noite, aos vários significados que as estrelas e outros objetos celestes ganharam ao longo dos tempos, olhar para cima sempre despertou curiosidade e fascínio. Esse sentimento comum a pessoas de todas as idades serviu de inspiração para a animação Brincando Entre Estrelas, nova produção da MultiRio destinada ao público infantil e realizada com apoio do Planetário do Rio. No desenho animado, as figuras formadas pelas estrelas no céu são o mote para abordar as interpretações que as diferentes culturas e povos deram a grupos de estrelas e constelações, como o conjunto conhecido por Três Marias.
Malu Moletom, de Ricardo Carelli e Fábio Acorsi | São Paulo (2016), 7min38
Malu descobre um simpático gigante que vive nas cavernas sob a cidade e sente muito frio logo que a noite cai. Eis a origem dos estranhos tremores que abalam os habitantes logo acima.
Lipe, vovô e o monstro, de Felippe Steffens e Carlos Mateus | Rio Grande do Sul (2016), 8min48
Um menino vai passar o final de semana no sítio dos avós. Durante uma pescaria, ele conhece um segredo de seu avô, e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade.
Awa Poanpé, de Julia Vellutini | São Paulo (2016), 5min27
O Awa Poanpé é um curta metragem em animação que surge de um processo colaborativo com um grupo de jovens da Aldeia indígena Krukutu em Parelheiros, São Paulo. O Curta conta a estória de Werá, um curumim da aldeia krukutu, que ao roubar a pena de uma coruja no dia de seu rito de passagem, é transformado no monstro das garras grandes. Ele precisará então, conseguir devolver a pena para a coruja para se tornar menino novamente.
O filho do vento, de Janine Rodrigues e Boni | Rio de Janeiro (2018), 9min33
O filho do vento conta a história de um menino que não conhecia suas raízes, não sabia quem eram seus pais. Assim, na belíssima fantasia de criança, ele instituiu que era filho do vento. O garoto tem um desejo : comer um pão doce. Ele então inventa que é filho do vento, já que precisava responder as inúmeras indagações das pessoas. Mas ninguém acredita nele. Sempre que ele pede um pão, dizendo que é filho do vento, as pessoas se aborrecem não prestam atenção em seu pedido. Um dia ele conhece um outro menino, com uma vida muito diferente e muito mais abastada. Mas no fundo o tal menino rico parece tão sozinho quanto ele. Os dois conversam e descobrem que tem muitas coisas em comum, principalmente a solidão. Percebem também que suas habilidades e seus dons podem servir para um ajudar o outro. Uma história sobre o caminho, sobre perdas e achados. Sobre como nascem as amizades.
As Aventuras do Chauá, de alunos do Projeto de Animação | Espiríto Santo (2016), 4min
No meio da mata virgem, vive o papagaio Chauá. Um dia um homem tem uma brilhante ideia.
10/11/2018 SÁBADO - 17h às 17h40
Sessão 1
O menino cabeça-de-flor, de Vanessa Heeger | Bahia (2017), 2min
As flores do menino cabeça-de-flor sempre lhe trouxeram orgulho e alegria, mas tudo mudará no primeiro dia da escola, quando ele enfrentará o bullying dos seus companheiros.
No caminho da escola, de alunos do Projeto de Animação | Espírito Santo (2016), 9min18
No caminho da escola, uma menina faz uma viagem alucinante por planetas imaginários e perde a primeira aula.
Brinquedo novo, de Rogério Boechat | Rio de Janeiro (2017), 6min30
Um bebê ganha de sua mãe um ursinho de pelúcia. O novo brinquedo se torna seu melhor amigo, sempre ao seu lado. Com o tempo, seu brinquedo especial se transforma em um objeto tedioso e inócuo: um tijolo. Pesado e inútil o tijolo é carregado com incômodo e descaso até que o destino permite uma reviravolta.
Os segredos do Rio Grande, de Analúcia Godoi e os alunos do Projeto de Animação | Espírito Santo (2017), 5min41
Com suas águas cristalinas, o Rio Grande traz segredos, belezas e também benefícios. É preciso mantê-lo limpo, sem lixo, cuidar das nascentes e preservar as matas ciliares para que toda essa riqueza se mantenha por muitos anos. Esses são alguns dos temas abordados no filme, que mostra que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes.
Lé com Cré, de Cassandra Reis | São Paulo, 5min30
Dinheiro, medo e coisas de meninos & meninas contados por algumas crianças de um jeito fofo e esquisito.
O Caçador de Árvores Gigantes, de Antonio Pereira | Rio Grande do Sul (2016), 9min58
O menino descobre no quintal de sua casa uma arca com um mapa que revela o destino das árvores vendidas para os reis no céu. Ele e seu amigo iniciam uma aventura em busca dessas belas árvores prisioneiras.