Marisa Lajolo discute a obra de Antonio Candido a partir do ensaio O Direito à Literatura. Trecho da participação da convidada na mesa Antonio Candido em Duas Obras: O Albatroz e o Chinês e O Direito à Literatura, durante o colóquio internacional realizado em maio de 2018 no Itaú Cultural.

Ensaísta, pesquisadora, crítica literária e professora universitária, Marisa Lajolo foi orientada por Antonio Candido durante a realização de seu mestrado e seu doutorado em teoria literária na Universidade de São Paulo (USP). Sua área de pesquisa é voltada para a teoria literária e a literatura brasileira, especializando-se em Monteiro Lobato e literatura infantojuvenil. É autora de livros voltados para o público jovem, como a ficção Destino em Aberto.

Neste 2018, quando completaria 100 anos, o crítico literário, sociólogo e professor Antonio Candido é o homenageado da 40ª edição do programa Ocupação, com curadoria do Itaú Cultural e de Laura Escorel, neta do intelectual.

Leia mais sobre o Colóquio Internacional Antonio Candido.

Sobre a Ocupação Antonio Candido.

Leia o verbete sobre o professor na Enciclopédia Itaú Cultural.

Veja também
Mulher branca e com aproximadamente 60 anos aparece sentada em mesa de seminário ou palestra. Ela usa óculos, tem os cabelos curtos e castanhos claros e usa um colar de bijuteria. Ela fala ao microfone que está em cima de uma mesa à sua frente. Segura papeis com uma das mãos.

Para o mestre com carinho

I Na obra do professor Antonio Candido, há três textos aos quais retorno com frequência. Enumer...