Laura Faerman
Website
São Paulo/SP
O jornalista Marcos Faerman (1944-1999) tem sua obra resgatada e disponibilizada em site por meio de um projeto idealizado por sua filha, a documentarista Laura Faerman. A proposta reúne cerca de 800 reportagens escritas por ele no período em que atuou no Jornal da Tarde, de 1968 a 1992. Há ainda fac-símiles de publicações criadas e editadas por ele na imprensa alternativa, como o jornal Versus e as revistas Singular&Plural e Crisis Brasil. O material inclui as 12 edições do Caderno de Cultura, editado por Faerman e Luis Fernando Veríssimo, em 1967, no jornal Zero Hora.
Questões indígenas, atuação da polícia, disputas por terra e produção científica foram alguns dos temas abordados no material. Entre outros textos, será possível ler duas matérias ganhadoras do Prêmio Esso: “Nasceu o primeiro brasileiro pelo método Leboyer”, em 1974, e “Os habitantes da arquibancada”, em 1975.
O site, que entra no ar no fim de 2015, trará também artigos inéditos e entrevistas em vídeo em que jornalistas falam da importância da obra de Marcos Faerman.