Márcio Mattos
Preservação e difusão
Crato/CE
Valorizar, preservar e difundir uma importante, tradicional e popular manifestação cultural do Cariri cearense: a dos luthiers, artistas da construção artesanal de instrumentos musicais, com materiais como madeira, metal, PVC e cabaças. Assim é o projeto idealizado e coordenado por Márcio Mattos, professor do curso de música na Universidade Federal do Cariri (UFCA).
A proposta consiste em conhecer e registrar, por meio de fotos e vídeos, o trabalho de dez luthiers da região: Di Freitas (rabecas e outros instrumentos de corda), Jhonny Almeida (percussão e sopro), João Nicodemos (rabecas), Aécio Ramos (percussão, sopro e instrumentos experimentais), Mestre Totonho (rabecas, violinos e estojos), Raimundo Aniceto (pífanos e percussão), Ulisses Germano (instrumentos experimentais em geral), Gil Chagas (rabecas), Ciderly Bezerra (violões, bandolins, cavaquinhos e guitarras) e Antonio Pinto (rabecas).
A pesquisa e seus desdobramentos deverão ser finalizados até o fim de 2015 e divulgados no site do projeto, no qual também será possível ouvir os instrumentos.