1. Nelson Vieira – Conexões (2016) – Libras
  2. Lucía Tennina – Conexões (2016) – Libras

 

O estudo e o ensino de literatura brasileira no exterior marcam a trajetória dos professores Lucía Tennina (Argentina) e Nelson Vieira (Estados Unidos). Os dois estiveram entre os convidados da nona edição do Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural, realizado em novembro de 2016 na sede do instituto, em São Paulo/SP, e gravaram depoimentos sobre sua carreira. Os vídeos, com legendas em português e interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), podem ser assistidos a seguir.

Lucía Tennina é professora de literatura brasileira na Universidade de Buenos Aires. É doutora em letras pela mesma instituição e mestre em antropologia social pela Universidade Nacional de San Martín. Pesquisa produções literárias do Brasil, com foco nas periferias de São Paulo, e é autora de livros e artigos, além de realizar curadoria de eventos com essa temática. É tradutora literária e da área das ciências humanas – traduziu, entre outros autores, Ferréz, Marcelino Freire, Lourenço Mutarelli, Eduardo Viveiros de Castro e Marilena Chauí.

Nelson Vieira é diretor e professor do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros na Universidade Brown, na cidade de Providence, em Rhode Island. É também coeditor da revista literária Brasil/Brazil. Alguns de seus livros são: Brasil e Portugal: a Imagem Recíproca; Jewish Voices in Brazilian Literature: a Prophetic Discourse of Alterity; e Contemporary Jewish Writing in Brazil. Também traduziu para o inglês o romance O Anônimo Célebre, de Ignácio de Loyola Brandão (Anonymous Celebrity).

Confira outros vídeos do Conexões Itaú Cultural.

Ouça os registros dos debates do 9º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural.

Mais vídeos com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Veja também