A pesquisadora, crítica e ensaísta Ilana Feldman e o crítico, pesquisador de cinema e cocurador da Ocupação Eduardo Coutinho Carlos Alberto Mattos falam sobre a importância de Jogo de cena, de Eduardo Coutinho, e explicam como ele instaura uma abertura radical em um momento de balanço e ruptura, tornando-se um filme paradigmático de atravessamento de fronteira entre ficção e documentário no cinema brasileiro recente. Eles situam o filme dentro da carreira de Coutinho, já que trabalhos anteriores anunciavam essa busca do diretor pela cena, pela performance, nessa possível dimensão ficcional que existe na conversa. 

Ilana avalia aspectos importantes da obra, como a abolição do espaço geográfico e social, comuns nos filmes de Eduardo Coutinho, o uso do dispositivo de trabalhar apenas com mulheres e como a obra estilhaça esse lugar de posse da palavra. Carlos, por sua vez, relembra obras internacionais anteriores à Jogo de cena, que fazem essa fronteira entre documentário e ficção.

A dupla encerra o bate-papo falando sobre as perspectivas futuras para o documentário no Brasil. 

Conversa realizada remotamente em 2020 pelo curador, roteirista e diretor Ewerton Belico. 

No canal do YouTube do Itaú Cultural:

Se tu fores... – de Guilherme Coelho e Ilana Feldman 
Rumos cinema e vídeo 2001-2002

Carlos Alberto Mattos – Encontros de cinema (2013)

Conteúdo exclusivo no site da Ocupação Eduardo Coutinho.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Versões do tempo aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Apresentação: Ewerton Belico
Produção audiovisual: Amanda Lopes da Silva (estagiária) e Ana Paula Fiorotto
Captação de som: Tomás Franco (terceirizado)
Finalização de som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução: Adriana Braga (terceirizada)
Trilha musical: “Follow the wild path”, de Max H.

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Imagem em tom laranja mostra uma montagem com três fotos: um homem, uma mulher e outro homem. Os homens usam óculos e são levemente grisalhos. A mulher usa cabelos longos e lisos, e está usando um cachecol.
Ilana Feldman e Carlos Alberto Mattos falam com Ewerton Belico sobre Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho (imagem: divulgação)
Veja também