Itaú Cultural lança publicação para celebrar as 50 primeiras Ocupações
10/04/2021 - 07:00
Criado em maio de 2009, o programa Ocupação nasceu homenageando Nelson Leirner. Hoje já são 51 artistas contemplados, com a compositora Chiquinha Gonzaga sendo a celebrada da vez. Momentaneamente, por causa da pandemia e da fase emergencial em São Paulo, a exposição está fechada para visitação, mas o conteúdo exclusivo segue disponível no site.
Com o objetivo de fomentar o diálogo da nova geração com os criadores que a influenciaram, o “combo” Ocupação é formado por uma exposição física na sede do Itaú Cultural, em São Paulo (SP) – com algumas também em itinerância pelo Brasil –, uma imersão on-line propiciada pelo site com conteúdo exclusivo e, na maioria dos casos, por uma publicação inédita impressa, que fica disponível também on-line.
Para celebrar os 50 primeiros homenageados, o Itaú Cultural lança agora a publicação Ocupação Itaú Cultural 50 – uma celebração, com textos inéditos sobre 15 artistas que já integraram esse rol. A apresentação se dá em ordem alfabética e o leitor encontrará depoimentos sobre: Abdias Nascimento, Alceu Valença, Angel Vianna, Angeli, Aracy Amaral, Conceição Evaristo, Dona Ivone Lara, Eduardo Coutinho, Giramundo, Hilda Hilst, Lydia Hortélio, Nise da Silveira, Regina Silveira, Vilanova Artigas e Zé Celso Martinez Corrêa. Todos os demais homenageados aparecem listados, com breves dados biográficos e as datas em que as exposições aconteceram.
Acesse a publicação exclusiva abaixo. E boa leitura!