O jornalista Bruno Torturra, mediador do Brechas Urbanas, destaca o aspecto contraditório do tema abordado nesta edição, pois a chamada “invisibilidade” pode envolver questões das mais visíveis de uma cidade, como a situação de pessoas sem-teto e de usuários de crack. Em suas palavras, “questões que a sociedade talvez prefira não ver ou ver como estigma”.

A primeira convidada a falar é Maria Eulina Hilsenbeck – fundadora do Clube de Mães do Brasil –, que compartilha a experiência de ter vivido por cerca de dois anos nas ruas de São Paulo. Ela conta como foi tirada dessa situação e posteriormente criou a instituição, que promove projetos de apoio a pessoas em situação de rua e socialmente vulneráveis.

Os 30 anos no trabalho direto em favelas, ocupações, cortiços e loteamentos, a especulação imobiliária e a falta de respeito ao direito à moradia são alguns dos assuntos tratados pelo advogado Dito Barbosa, integrante do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos. Já o jornalista e ativista Daniel Mello aborda a formação do grupo A Craco Resiste e conta um pouco das características da Cracolândia – do local e das pessoas, como o fato de que 13% delas não são usuárias de drogas e de que quase 30% não usam crack.

Brechas Urbanas é uma série elaborada para provocar reflexão sobre soluções inovadoras para a vida na cidade. As conversas reúnem pessoas ligadas a diferentes áreas de expressão, que observam, escutam e interpretam a rua de maneiras que fogem ao lugar-comum.

Programa gravado ao vivo em agosto de 2017, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP. Vídeo com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Assista a outros vídeos da série Brechas Urbanas.

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Gerente do Núcleo de Inovação: Marcos Cuzziol
Produção-executiva: Camila Zamith, Maria Clara Matos, Simoni Barbiellini e Tiago D’Ambrosio
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenação de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes
Produção audiovisual: Ricardo Tayra
Estagiários: Lucas Bassoto (até novembro de 2017) e Thiago Rodrigues
Captação: VOCS
Intérpretes de Libras: Carol Fomin e Thalita Passos (terceirizadas)

Veja também