“Quero ser lida”, repetia sempre Hilda Hilst (1930-2004). Os curadores da Ocupação que leva o seu nome buscam, assim, desmitificar a premissa que ela é uma escritora cujos textos são difíceis de serem entendidos. O Itaú Cultural, apresenta uma exposição para ser lida, vista, ouvida e sentida entre a vida e obra desta que também foi dramaturga e prosadora. Com curadoria compartilhada entre os núcleos de Audiovisual e Literatura, Comunicação, Enciclopédia e Educação e Relacionamento, do Itaú Cultural, e o Instituto Hilda Hilst, a Ocupação Hilda Hilst abre no dia 28 de fevereiro e permanece em cartaz até 21 de abril – data de nascimento da autora.

 

Hilda foi lida em cerca de 40 títulos publicados, nas centenas de artigos impressos em jornais com a sua assinatura, entrevistas, peças de teatro encenadas, poemas musicados. Hilda Hilst foi, e é, reconhecida como uma das principais escritoras brasileiras contemporâneas. Hoje está na lista dos 10 títulos mais vendidos em ficção na livraria da Vila, em São Paulo.

Com a preocupação de apresentar o rastro da autora na produção de algumas de suas principais obras, a exposição revela o seu processo de criação e seu cotidiano, apresentando originais das obras Kadosh (1973), Júbilo, memória, noviciado da paixão (1974), A obscena senhora D. (1982), Com meus olhos de cão (1986). Também está lá O caderno rosa de Lori Lamby (1990) revisado e comentado pela própria escritora.

 

A exposição se completa com trechos de seus diários, descrições de sonhos, desenhos, anotações cotidianas, e depoimentos próprios registrados em vídeo e áudio. Lança, ainda, perguntas selecionadas das obras e anotações da autora.

 

Muito do material é exibido pela primeira vez, em uma mostra consistente do seu processo de criação, depois de extensas pesquisas realizadas pela equipe do Itaú Cultural no Centro de Documentação Alexandre Eulálio (CEDAE/Unicamp). Lá está a maior parte do acervo da escritora, vendido por ela própria na década de 90, e meticulosamente organizado em grupos e subgrupos que somam 3.257 manuscritos, 1.321 impressos, 246 fotografias e 150 desenhos, todos disponíveis para consulta pública.

 

A outra fonte de pesquisa foi a Casa do Sol, em Campinas, construída por ela e onde viveu e recebeu amigos e intelectuais por 35 anos até o fim. Ali está sediado o Instituto Hilda Hilst e é onde se encontra parte do acervo relacionado aos seus últimos anos de vida e à sua intimidade – como a biblioteca, fotografias, cartas e diários. A equipe do Itaú Cultural recebeu, ainda, a consultoria de Luisa Destri, doutoranda em Literatura Brasileira na USP, organizadora da antologia Uma superfície de gelo ancorada no riso (Globo, 2012), de Hilda Hilst, e coautora de Por que ler Hilda Hilst (Globo, 2010). Foi selecionada no Rumos Literatura 2008, com o artigo A língua pulsante de Lori Lamby.

 

Espaço expositivo

Henrique Iodeta, gerente do Núcleo de Produção do Itaú Cultural assina a cenografia da Ocupação. A Casa do Sol inspirou as cores, os materiais e até o som usados naquele espaço. Não há, por exemplo, plásticos, acrílicos ou quaisquer outros sintéticos. Todo o material usado é cru, linho, minerais, assoalho de madeira escura, veludo, couro.  A iluminação é rebaixada. As cores são ocre e rosadas, o colorido vem das canetas e papéis de muitos tons que ela usava.

 

O lugar se personifica, ainda, na reprodução da enorme Figueira, árvore e ícone da casa, nas imagens dos seus quase 100 cachorros e nas anotações sobre os cuidados dispensados a cada um. Também nos versos e depoimentos, alguns inéditos, da própria poeta e na exibição de suas fotos prediletas – não somente dela, da família e dos amigos, como de autores-referência, como Sigmund Freud e Franz Kafka.

 

Ali estão registros e anotações do primeiro livro, Presságio, lançado em 1950, ao último em prosa Estar Sendo. Ter Sido, de 1997, escritos pela autora. A vida e obra da poeta irradia em painéis e vitrines a partir de uma mandala composta com madeiras de cores diversas e reproduzida no chão. Parte dali o material relacionado com os seus livros O Caderno Rosa de Lori Lamby, Kadosh, Obscena Senhora D e Com os Meus Olhos de Cão, além de Miscelânias, um espaço para abrigar os processos criativos e fixações da autora. Em duas pontas, uma mesa com cadeiras e luz aconchegante convidam o visitante a ler e repassar as obras de Hilda Hilst.

 

Ao redor, outros nichos desvendam a sua obra e pensamentos. Um deles se volta para Júbilo, Memória Noviciado da Paixão. Em outros, encontram-se os registros dos sonhos, que ela anotava vigorosamente de próprio punho – Hilda não gostava de usar máquina de escrever e passava longe dos computadores. Aplicados sobre madeira, mostram a evolução da caligrafia da escritora como em uma linha do tempo. Exibe, também, os desenhos que fazia e muitas listas – de compras, de nomes, de recados, de livros, de autores –, além de 20 perguntas selecionadas entre as inúmeras que sempre lançou no ar.

 

Programação paralela

Entre peças de teatro, música, e lançamentos, muito movimento gira em torno da Ocupação Hilda Hilst. Começa no dia da abertura da exposição, às 11h do dia 28 de fevereiro, sábado. Às 12h15, é realizada, no próprio espaço expositivo, uma performance com trechos de Com os Meus Olhos de Cão, interpretada por Donizeti Mazonas e Wellington Duarte. Às 19h, é encenada a peça A Obscena Senhora D, na Sala Itaú Cultural, com direção de Mazonas e atuação de Suzan Damasceno no monólogo.

 

Em seguida, às 21h, a homenagem a Hilda continua em outro ponto da cidade perto dali, o Auditório Ibirapuera, que é gerido pelo Itaú Cultual, com apresentação de Zeca Baleiro. O artista maranhense interpreta pela primeira vez em palco os poemas de Hilda Hilst de Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé – De Ariana para Dionísio, retirados de Júbilo, Memória Noviciado da Paixão e musicados por ele, a pedido da escritora. O trabalho ficou conhecido em 2005, depois da morte dela, no CD com as músicas interpretadas somente por vozes femininas, com Zelia Duncan, Ângela Rô Rô, Olívia Byington, Maria Bethânia.

 

Às 19h do dia 1 de março, domingo, o palco do Itaú Cultural recebe a peça Osmo, também em formato de monólogo, desta vez dirigido por Suzan Damasceno, com atuação de Donizeti Mazonas.  Para os dias 18 e 25 do mesmo mês está programada uma série de leituras sobre a obra de Hilda Hilst a serem realizadas na Sala Vermelha do instituto. A Ocupação encerra com a apresentação de Matamoros, nos dias 21 e 22 também de abril.

O Núcleo de Educação e Relacionamento, promove a programação especial Encontros sobre Hilda Hilst. Serão conversas de cerca de 30 minutos com os educadores do Itaú Cultural sobre o universo da autora abordando algumas obras presentes na exposição. Sempre aos domingos (dias 8, 15, 22 e 29 de março e 5, 12 e 19 de abril), às 18h.

 

Hotsite e publicação

No dia da abertura da mostra também será lançada a publicação do Itaú Cultural sobre a poeta, que aprofunda o material exposto. O jornalista Gutemberg Medeiros comenta a recepção da obra, a mestre em teoria e história literária Luisa Destri fala das relações entre vida e ficção e o doutorando em literatura brasileira Ronnie Cardoso analisa as cores e os sons usados por Hilda para abordar temas centrais em sua produção. Além dos artigos críticos, há o depoimento dos atores Donizeti Mazonas e Suzan Damasceno sobre a experiência de encenar o Osmo e a Senhora D.

 

O site da série Ocupação, hospedado em www.itaucultural.org.br publica no mesmo dia uma seção dedicada à autora, com parte do material da mostra e conteúdo exclusivo: entrevistas com a artista visual Maria Bonomi e a poeta Maria Luíza Mendes Furia, um bate-papo entre os jornalistas José Castelo e Humberto Werneck e um minidoc sobre a Casa do Sol – sua força como espaço de criação e convívio artístico – com os artistas visuais Olga Bilenky e Jurandy Valença e o produtor cultural Daniel Fuentes, que viveram com a escritora e são responsáveis pelo Instituto Hilda Hilst.

 

 

SERVIÇO

Ocupação Hilda Hilst

Abertura: 28 de fevereiro, sábado, às 11h

12h15: leitura de trechos de Com os Meus Olhos de Cão

Interpretação de Donizeti Mazonas e Wellington Duarte

Claussificação indicativa: 12 anos

Às 19h: A Obscena Senhora D

Com direção de Donizeti Mazonas e atuação de Suzan Damasceno

De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h

Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

Classificação indicativa: 16 anos

Entrada franca

Distribuição dos ingressos om 30m de antecedência

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