Os professores Teixeira Coelho e Alfons Martinell conversam com o colega uruguaio Gerardo Caetano sobre como se organiza a política cultural, de modo geral e especialmente no Uruguai, e se sua transformação se relaciona com a dinâmica das ruas. Questionam quem define o que é um valor cultural e discutem semelhanças, diferenças e especificidades da indústria cinematográfica do Uruguai, da Espanha, do Brasil e da Argentina. Falam sobre a difusão dos produtos culturais em variados contextos. Por fim, discutem o papel do Estado como facilitador de processos e o empoderamento da sociedade civil.

Com Teixeira Coelho (Brasil), professor titular da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), curador-coordenador do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e consultor do Observatório Itaú Cultural (SP), Alfons Martinell (Espanha), diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, Espanha, e consultor do Observatório Itaú Cultural, e Gerardo Caetano (Uruguai), historiador, politólogo, docente, coordenador acadêmico do Observatório Político do Instituto de Ciência Política da Universidade da República, presidente do Centro Unesco de Montevidéu e membro titular do Comitê Diretivo do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso).

Gravado em 12 de dezembro de 2014, no Itaú Cultural, São Paulo/SP, durante o Curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais, realizado pelo Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona (Espanha).

Créditos
Gerente do Núcleo de Inovação: Marcos Fernandez Cuzziol
Coordenadora do Núcleo de Inovação: Luciana Modé
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo Audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Camila Fink
Captação e edição: Gasolina Filmes