Nos dias 17 e 18 de junho, as atividades do Fim de Semana em Família fazem parte da programação de Todos os Gêneros: Mostra de Arte e Diversidade, que reflete sobre questões de identidade de gênero, sexualidade, corpo e afetividade. O primeiro evento, a oficina Brincar de Quê?, acontece às 14h. Em seguida, às 16h, é apresentado o espetáculo Aonde Nasce o Arco-Íris?. As duas atividades contam com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Quem comanda a oficina Brincar de Quê? é a artista plástica Mônica Cardim. Na atividade, ela parte de brincadeiras bastante comuns na infância, como amarelinha, bolinha de gude, corda, pipa, casinha, passa-anel, peão e mímica. Através desses jogos, a artista pretende refletir com os participantes – crianças e adultos – sobre as diferentes formas de brincar e sobre as regras e as habilidades desenvolvidas em cada uma das brincadeiras.

A ideia é desconstruir noções preestabelecidas: por que casinha é considerada brincadeira de menina? Por que peão é considerado brincadeira de menino? Já outras brincadeiras são de menino e de menina. Por que será? A atividade busca mostrar ao público a importância de cada atividade – pela identificação das habilidades desenvolvidas nesses jogos – para todas as crianças, independentemente do gênero.

No fim da tarde, o Coletivo Cultural Sankofa apresenta o espetáculo Aonde Nasce o Arco-Íris?, que, através da história de um menino e sua boneca, trata dos limites e dos padrões sociais impostos no brincar, buscando contribuir para a experiência de uma infância sem rótulos. Rafa é um garoto solitário e apaixonado por revistas de moda. Sua amiga inseparável é a boneca de pano Maria. Esta, porém, não se vê como tal: sua forma de boneca não revela sua forma de menina. As famílias de Rafa e de Maria não entendem por que eles não são como as outras crianças, não entendem suas diferenças. A fim de realizar seus desejos, os dois amigos saem em busca do arco-íris e conhecem Joca, o filho do vento. A montagem reflete sobre diversidade, representando a criança que explora e descobre possibilidades de brincar e de ser e que, nessa experiência lúdica, transgride os tabus culturais impostos pelos adultos.

No Fim de Semana em Família, os visitantes também podem conhecer o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca, atividades dedicadas à literatura infantojuvenil. No Cantinho, ficam disponibilizadas cerca de 30 obras para leitura no local. Para participar da Feirinha, basta trazer um livro, um gibi ou um DVD em bom estado e trocar por outro item entre os disponíveis no espaço! Nos dias 17 e 18 de junho, o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca acontecem no foyer da Sala Vermelha, no 3o piso do instituto.

Oficina Brincar de Quê?
sábado 17 e domingo 18 de junho de 2017
às 14h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (15 crianças com 1 acompanhante cada uma) – inscrições a partir das 13h30

[livre para todos os públicos]

Espetáculo Aonde Nasce o Arco-Íris?
sábado 17 e domingo 18 de junho de 2017
às 16h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 70 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 17 e domingo 18 de junho de 2017
11h30 às 16h30
foyer da Sala Vermelha (piso 3)