Classificação indicativa: Livre
 

Com atividades que unem diferentes linguagens artísticas e promovem o encontro entre o local e o global – a tradicional cultura popular brasileira e a arte cênica contemporânea –, o Núcleo Pé de Zamba, com quase uma década de atuação, convida crianças e adultos a brincar juntos ao longo dos dias 11 e 12 de agosto, sábado e domingo.

Às 14h, nos dois dias, será ministrada a oficina Glocalidades, que promove a união entre literatura, dança, música e artes visuais a partir da lenda do nascimento de Macunaíma. A atividade, que se inicia com a contação da história do guerreiro indígena, envolve a apresentação de canções para que as crianças dancem e a fabricação de objetos relacionados com a narrativa. A prática integra o conjunto de oficinas LudiDança, que se inspira em contos e outras histórias tradicionais para propor atividades de artes integradas a partir do corpo. “A ideia é que as crianças se descubram como corpos lúdicos, com possibilidades de movimento”, conta Andrea Soares, fundadora e artista do núcleo. 

O termo que dá nome à oficina também nomeia o espetáculo cênico-musical do grupo que será exibido mais tarde, às 16h, apresentação marcada pela improvisação e pela interação entre os performers e o público. “A intenção é dar às crianças e aos adultos a possibilidade de sair da inércia de ser espectadores e tornar-se artistas”, explica Andrea.

O Fim de Semana em Família traz ainda o Cantinho da Leitura, que no mês de agosto destaca as obras do autor, escritor e ilustrador paulista Ricardo Azevedo. No espaço os visitantes têm acesso à Feirinha de Troca – na qual a criançada pode trocar um livro, um gibi ou um DVD em bom estado por outro da nossa estante – e a uma seleção de publicações infantojuvenis. As atividades acontecem no piso térreo do Itaú Cultural, das 11h30 às 16h30.

Oficina LudiDança Glocalidades [com interpretação em Libras]
sábado 11 e domingo 12 de agosto de 2018
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 20 crianças com um acompanhante cada uma

Entrada gratuita – inscrições a partir das 13h30

Espetáculo Glocalidades [com interpretação em Libras]
sábado 11 e domingo 12 de agosto de 2018
às 16h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 70 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 11 e domingo 12 de agosto de 2018
das 11h30 às 16h30
piso térreo

Entrada gratuita

[livre para todos os públicos]

Veja também