De 7 de outubro a 2 de novembro, a terceira edição do Festival Arte como Respiro chega mais plural do que nunca. Artes cênicas, música, artes visuais, literatura e poesia surda exibem parte dos trabalhos contemplados nos múltiplos editais de emergência.

Os espetáculos de artes cênicas ficam disponíveis por apenas 24 horas, a partir do momento da sua disponibilização, aqui no site do Itaú Cultural. Confira abaixo a programação completa de sexta-feira para sábado.

[os links serão disponibilizados nos respectivos horários]

Chàrlá Táon – o Contorcionista (SP)
André Doriana

sexta 9 de outubro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 7 minutos]
disponível até as 20h de 10 de outubro

[livre para todos os públicos]

Fascinado pelas habilidades virtuosas dos artistas de circo e pelas demonstrações de tolerância à dor dos faquires, o palhaço faquir Chàrlá procura, a partir de seu corpo não engenhoso, comum e franzino, compreender as leis da natureza e o que são a pele, o medo, a carne, a alegria, as articulações, o encantamento e a respiração. A investigação individual de Chàrlá "co(n)vid(a)-19" a todas e todos a descobrir a cor, a textura e o movimento das transformações que a pandemia tem provocado em nós e no mundo. Descobrindo a graça onde há sofrimento, Chàrlá nos ensina a suportar a ideia de que nossa vida mudou e a usar o antídoto milenar contra a dor: o riso.

Chàrlá Táon – o Contorcionista (imagem: Ana Tardivo Alves)

O Melhor Trapezista de Todo o Mundo (RS)
Cia. Fundo Mundo

sexta 9 de outubro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 7 minutos]
disponível até as 20h de 10 de outubro

[livre para todos os públicos]

Um personagem excêntrico, que se autointitula o melhor trapezista de todos os tempos, vem a público realizar seu grande show. Porém, as coisas parecem não sair exatamente como planejado. Resta a ele, com seu ego inflado, tentar manter a pose mesmo com todas as adversidades que o atravessam. A obra é uma sátira aos números clássicos de acrobacia aérea, em que os acrobatas – de corpos magros, fortes e cisgêneros – demonstram uma confiança exorbitante. A proposta é deslocar o sujeito cênico, brincando com as fragilidades que comumente são ocultadas nessas dramaturgias.

Confira o Facebook da companhia

O Melhor Trapezista de Todo o Mundo (imagem: Allan Lira)

Pontos de Vista de um Palhaço (SP)
Daniel Warren e Maristela Chelala

sexta 9 de outubro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 77 minutos]
disponível até as 20h de 10 de outubro

[classificação indicativa: 12 anos]

Um palhaço busca ajuda numa sessão de terapia on-line. Esse é o pano de fundo da adaptação teatral – agora do vídeo no contexto de pandemia – do romance homônimo Pontos de Vista de um Palhaço, do alemão Heinrich Boll, ganhador do Prêmio Nobel. Neste solo, interpretado por Daniel Warren – indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator em 2017 por este trabalho – e dirigido por Maristela Chelala, a alteridade existente entre o artista e seu personagem, no caso um palhaço, é explorada com o objetivo de criar reflexão sobre as máscaras sociais. Utilizando a linguagem da palhaçaria, na qual o humor é o parâmetro, o espetáculo busca em sua estrutura estabelecer uma relação descontraída com o público. Ao mesmo tempo, ao longo da performance, desnudam-se outros aspectos, ora dramáticos, ora absurdos, na intenção de construir um retrato profundo da natureza humana.

Confira o Instagram e o Facebook do artista.

Pontos de Vista de um Palhaço (imagem: Wilian Aguiar)

Veja a programação completa da terceira edição do Festival Arte como Respiro.

Veja também