De 2 a 28 de setembro, a segunda edição do Festival Arte como Respiro apresenta artistas selecionados pelos editais de emergência de artes cênicas, música e artes visuais. A programação da primeira semana do festival, que acontece on-line no site do Itaú Cultural, exibe espetáculos de peças e cenas teatrais, trabalhos infantis, de dança e do circo.

O destaque do dia 3 de setembro é Mil Litros de Preto: a Maré Está Cheia, trabalho que denuncia o genocídio da juventude preta. Além disso, Lívia Falcão apresenta o último episódio de Rezos da Xamãe Zanoia. Os espetáculos ficam disponíveis por 24 horas a partir da publicação. Confira abaixo a programação do dia.

Veja também:
>> Mostra 1 de artes visuais

[os links serão disponibilizados nos respectivos horários]

Rezos da Xamãe Zanoia | 5a Ligação: Unidade (PE)
Lívia Falcão

Lá de sua Opá, em meio à natureza, a Xamãe Zanoia manda recados para o mundo. Nesta ligação, ela traz seu rezo de verdade, simplicidade e amor, e convida todo mundo a fazer a sua parte na grande transição e confiar na Guiança do Amor.

Acompanhe a artista no YouTube.

quinta 3 de setembro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 6 minutos]
disponível até as 20h de 4 de setembro

[livre para todos os públicos]

Rezos da Xamãe Zanoia (imagem: Olga Ferrario)

Mil Litros de Preto: a Maré Está Cheia (MG)
Lucimélia Aparecida Romão

O primeiro tiro fere. O segundo causa dificuldade de respirar. E o terceiro mata! Então para que serve o quarto? O quinto? O sexto? O sétimo? O oitavo? O nono? E o décimo tiro? A maré está cheia. Cheia de balas. Cheia de corpos. Cheia de corpos negros atravessados pelas balas. Transborda dor, transborda morte. Transbordam lágrimas dos olhos das mães periféricas.

Um corpo. Mudo. Estarrecido. Crivado de dor e sangue. Sete litros. Sete litros de sangue que escoa de cada corpo, enquanto a vida se esvai, a cada 25 minutos, enchendo assim uma piscina de mil litros em cerca de 59 horas. O genocídio da juventude preta é a política-base do Estado para com os negros brasileiros desde a escravidão. O extermínio é iminente. Matam-se crianças, adolescentes e jovens. Diminui-se a expectativa de vida. Estupram-se mulheres, crivam de balas seus filhos.

quinta 3 de setembro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 40 minutos]
disponível até as 20h de 4 de setembro

[classificação indicativa: 12 anos]

Mil Litros de Preto: a Maré Está Cheia (imagem: Edouard Fraipont)

Acesse a programação completa do Festival Arte como Respiro.

Veja também