De 2 a 28 de setembro, a segunda edição do Festival Arte como Respiro apresenta artistas selecionados pelos editais de emergência de artes cênicas, música e artes visuais. A programação da primeira semana do festival, que acontece on-line no site do Itaú Cultural, exibe espetáculos de peças e cenas teatrais, trabalhos infantis, de dança e do circo.

Para encerrar a primeira semana do festival, a cultura popular toma conta da programação do domingo, tanto para as crianças quanto para os adultos. Os espetáculos ficam disponíveis por 24 horas a partir da publicação. Confira abaixo a programação do dia.

Veja também:
>> Mostra 1 de artes visuais

[os links serão disponibilizados nos respectivos horários]

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Lá Vem o Rio (AM)
Coletivo Experimental de Teatralidades

Lá Vem o Rio é um espetáculo no formato de teatro lambe-lambe que narra a relação da garça e da capivara, representantes da fauna amazônica, no período da cheia do rio, que anualmente transforma os hábitos da população da região quando as águas invadem a mata. A história, que se passa nas águas dos rios Negro e Solimões, é uma alusão aos tempos de covid-19, em que parte da população resiste em fazer o distanciamento social na pandemia e insiste em práticas ruins, como a poluição do meio ambiente.

Saiba mais do Coletivo Experimental de Teatralidades no Instagram, no Facebook e no YouTube.

domingo 6 de setembro de 2020
às 15h
[duração aproximada: 11 minutos]
disponível até as 15h de 7 de setembro

[livre para todos os públicos]

Lá Vem o Rio (imagem: Victor Lucas Oliver)

O Barquinho Amarelo (SC)
Associação Eranos – Círculo de Arte

O Barquinho Amarelo faz uma ponte entre gerações, traz ao público brincadeiras, imagens e sonoridades da infância no interior, atravessada por aquilo que é original em todas as crianças de todas as épocas e de todos os lugares – o universo imaginativo! Indicado para crianças com idade a partir de 1 ano, conta com dramaturgia original livremente inspirada no livro homônimo de Iêda Dias da Silva, referência na alfabetização em escolas públicas no Brasil entre as décadas de 1970 e 1990.

Saiba mais da Associação Eranos – Círculo de Arte no Facebook, no Instagram, no YouTube e no site.

domingo 6 de setembro de 2020
às 15h
[duração aproximada: 37 minutos]
disponível até as 15h de 7 de setembro

[livre para todos os públicos]

O Barquinho Amarelo (imagem: Kamila Souza)

PROGRAMAÇÃO ADULTA

Mestre Mauricio Soares: Arte e Vida (PE)
Renata Andrade

O artista mostra um pouco da sua vivência no maracatu, a influência dos saberes orais, corporais, espirituais e ancestrais na construção do personagem Baiana Rica, o qual interpreta para defender o pavilhão azul e branco do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife há mais de 20 anos.

Conheça as redes sociais do artista: Instagram e YouTube.

domingo 6 de setembro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 9 minutos]
disponível até as 20h de 7 de setembro

[livre para todos os públicos]

Mestre Mauricio Soares: Arte e Vida (imagem: Michelle Castilho)

A Carroça É Nossa (MA)
Grupo Xama Teatro

Nessa obra teatral, Pedoca, Cecé, Toinha e Joaninha partem em uma jornada à procura de um animal para puxar uma carroça “mágica” até os seus sonhos. Durante a busca, percebem que precisam desvendar um enigma. No rastro de suas andanças, chegam à resposta: “Pertencemos um ao outro, tal como nos pertencemos”. Essa é a chave do enigma que, tal como o sonho e a cena, direcionou os atores-contadores do grupo Xama Teatro para o encontro das ações de experiência com as comunidades rurais e quilombolas no Maranhão, em projetos que estabeleciam rotas de acesso à produção cultural. O espetáculo foi filmado há sete anos na comunidade do Renascer, na zona rural de São Luís, em torno dos moradores que trabalham na terra, lutando pelo espaço frequentemente ameaçado de expropriação. Agora, cada integrante compartilha o seu olhar sobre a experiência.

Conheça as redes sociais do grupo: Instagram e Facebook.

domingo 6 de setembro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 60 minutos]
disponível até as 20h de 7 de setembro

[livre para todos os públicos]

A Carroça é Nossa (imagem: Beto Pio)

Acesse a programação completa do Festival Arte como Respiro.

Veja também