De 2 a 28 de setembro, a segunda edição do Festival Arte como Respiro apresenta artistas selecionados pelos editais de emergência de artes cênicas, música e artes visuais. A programação da primeira semana do festival, que acontece on-line no site do Itaú Cultural, exibe espetáculos de peças e cenas teatrais, trabalhos infantis, de dança e do circo.

No sábado 5 de setembro, as crianças ganham uma programação especial, exibida às 15h, enquanto a programação para adultos começa às 20h. Os espetáculos ficam disponíveis por 24 horas a partir da publicação. Confira abaixo a programação do dia.

Veja também:
>> Mostra 1 de artes visuais

[os links serão disponibilizados nos respectivos horários]

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Circo Valise (SP)
Eduardo Salzane

Em um tempo não muito distante, uma misteriosa elefanta encontra um caixeiro viajante e lhe entrega uma pequena mala. Daquele dia em diante, o caixeiro carrega consigo o Circo Valise, mas depois de muitos anos e apresentações uma surpresa o espera.

Conheça o Instagram do artista.

sábado 5 de setembro de 2020
às 15h
[duração aproximada: 10 minutos]
disponível até as 15h de 6 de setembro

[livre para todos os públicos]

Circo Valise (imagem: divulgação)

Rio 2066 (RJ)
Sapiens Produções

Hugo está no alto de um prédio, olhando a cidade. Sua maior diversão é ver as pessoas pequenas, como formigas, lá embaixo. O ano é 2066 e tudo é desenvolvido tecnologicamente: as bicicletas voam e as encomendas são entregues por drones-dirigíveis. Mas, apesar de tanto progresso, a paisagem é cinza e árida, os mares, rios e lagos são totalmente poluídos, as florestas já não mais existem e a atmosfera se tornou irrespirável. Quem quer respirar ar puro, beber água potável e apreciar as plantas tem de comprá-los em garrafas. Comida? Somente em pílulas com sabor. O importante é que tudo pode ser comprado. Até sonhos e felicidade.

Por trás dessa realidade distópica, a natureza segue viva, longe da percepção das pessoas. O Rio Carioca, antes aterrado, retoma o seu leito e Hugo se diverte passeando à sua margem poluída. Num desses dias, surpreende-se ao avistar uma raposa e dá início a um processo iniciático, que o leva a tornar-se guardião de uma imensa floresta, preservada e escondida dos homens, até o dia em que possam voltar a vê-la.

Saiba mais no Facebook e no site.

sábado 5 de setembro de 2020
às 15h
[duração aproximada: 33 minutos]
disponível até as 15h de 6 de setembro

[livre para todos os públicos]

Rio 2066 (imagem: Ayrton)

PROGRAMAÇÃO ADULTA

17o Dia #40tena
Luna Ákira Lopes da Silva

Em tempos de #40tena, buscamos entretenimento através da dança, do trabalho, do esporte e de momentos de diversão. Através da dança Vogue, nós, pessoas trans, estamos movimentando o corpo e mantendo nossa mente saudável. O vídeo retrata um pouco da história dessas artistas através da dança.

Conheça as redes sociais de Luna Ákira, Yamakasi Velvet Zion e Ruda Almeida Silveira.

sábado 5 de setembro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 3 minutos]
disponível até as 20h de 6 de setembro

[livre para todos os públicos]

17 dia #40tena (imagem: Cintia Rizoli)

O Duelo (SP)
Andara Filmes

O Duelo é uma novela narrada do ponto de vista de diversas personagens reunidas no mesmo objetivo: esquecer os dias que perderam e aproveitar da melhor forma os que ainda têm para viver. Tchekhov coloca em confronto um funcionário e a sua jovem mulher, um médico militar, um zoólogo de ideias radicais e um diácono dado ao riso. É nesse ambiente que o ódio crescente entre o zoólogo e o funcionário culmina num duelo e, consequentemente, em uma espécie de redenção.

sábado 5 de setembro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 120 minutos]
disponível até as 20h de 6 de setembro

[classificação indicativa: 14 anos]

O Duelo (imagem: divulgação)

Acesse a programação completa do Festival Arte como Respiro.

Veja também