De 2 a 28 de setembro, a segunda edição do Festival Arte como Respiro apresenta artistas selecionados pelos editais de emergência de artes cênicas, música e artes visuais. A programação da primeira semana do festival, que acontece on-line no site do Itaú Cultural, exibe espetáculos de peças e cenas teatrais, trabalhos infantis, de dança e do circo.

No dia 2 de setembro, os espetáculos exploram a criação artística em meio ao isolamento social, repensando o espaço doméstico e cotidiano. Os espetáculos ficam disponíveis por 24 horas a partir da publicação. Confira abaixo a programação do dia.

Veja também:
>> Assista à Mostra 1 de artes visuais

[os links serão disponibilizados nos respectivos horários]

Rezos da Xamãe Zanoia | 4a Ligação: Omar (PE)
Lívia Falcão

Lá de sua Opá, em meio à natureza, a Xamãe Zanoia manda recados para o mundo. Neste encontro, ela recebe uma ligação importante do invisível, que nos lembra que Amar é uma decisão.

Acompanhe a artista no YouTube.

quarta 2 de setembro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 6 minutos]
disponível até as 20h de 3 de setembro

[livre para todos os públicos]

Rezos da Xamãe Zanoia (imagem: Olga Ferrario)

Pediu pra Parar, Parou?
Júlia Maia

O espetáculo parte de uma criação coletiva a partir da exploração artística do espaço, com o objetivo de incentivar a produção do fazer, repensando o espaço doméstico. O roteiro é composto de três solos, que mesclam a dança breaking, a comicidade e a fotografia, mais a apresentação de quatro “batalhas-show”, com a participação especial de oito dançarinos convidados da cena nacional de breaking.

Acompanhe os artistas Júlia Maia, Mirley Allef e Viola Luba no Instagram.

quarta 2 de setembro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 23 minutos]
disponível até as 20h de 3 de setembro

[livre para todos os públicos]

Pediu pra Parar, Parou? (imagem: Mirley Allef)

Shakespeare Isolado (BA)
Ato Espelhado Companhia Teatral

Durante a pandemia de covid-19, os atores Cícero Neves e Patrícia Ragazzon ensaiam-apresentam-experimentam Shakespeare a partir de trechos de algumas de suas peças. Sozinhos num prédio de seis apartamentos, eles exploram os espaços disponíveis, ressignificando os lugares em uma proposta de encenação que se mistura ao cotidiano. Shakespeare Isolado é um recorte da quarentena, uma invenção teatral tramada pela palavra, pelo espaço, pelos medos e desejos. Em outros tempos poderia haver um público assistindo e sendo conduzido por esses espaços. Criação e exercício de imaginação é o convite que os artistas fazem.

Saiba mais sobre a Ato Espelhado Companhia Teatral no Facebook ou no site.

quarta 2 de setembro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 25 minutos]
disponível até as 20h de 3 de setembro

[livre para todos os públicos – recomendado a partir de 12 anos para melhor fruição]

Shakespeare Isolado (imagem: divulgação)

Acesse a programação completa do Festival Arte como Respiro.

Veja também