Mesa "Autonomia e Pós-Humanismo", com Lúcia Santaella e Stelarc, realizado no Simpósio Emoção Art.ficial 5.0 - Autonomia Cibernética.

Um debate sobre a questão do pós-humanismo, mas sob o ponto de vista de um humanismo não antropocêntrico. Atualmente, circula certa ilusão de que, com o advento da biotecnologia, o “self” poderá finalmente se livrar da carne, ignorando sua dimensão material. Ficções científicas à parte, a prioridade agora é encontrar modos de enfrentar os desafios da era informacional sem perder de vista o estatuto da subjetividade e do corpo humano.

Lucia Santaella é pesquisadora e professora titular da PUC/SP, onde realizou doutorado em teoria literária e fundou o CS Games, grupo de pesquisa em games e semiótica. Atua ainda como professora na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EESP/FGV), nas áreas de novas tecnologias e novas gramáticas da sonoridade, relações entre o verbal, visual e sonoro na multimídia, e fundamentos biocognitivos da comunicação.

Stelarc é um artista interessado na arquitetura evolucionária do corpo e em possíveis maneiras de redesenhar o humano, aumentado por implantes e exoesqueletos. Chefe de departamento de arte performática na Universidade de Brunel, Inglaterra, é pesquisador sênior convidado da Universidade de Western Sidney, Austrália.