Francisca Caporali/Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia
Articulação e residência
Belo Horizonte/MG

Criação de um equipamento cultural móvel, com capacidade de atingir diversos locais e ser utilizado por diferentes demandas artísticas, como workshops, mostras de filmes e performances, o Dispositivo Móvel para Ações Compartilhadas – idealizado por Francisca Caporali, do Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia (JA.CA), na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) – aconteceu em duas frentes.

De um lado, os arquitetos Wellington Cançado (Belo Horizonte), Marcos Nunez (Salvador) e Alejandro Haiek (Venezuela) desenvolveram o equipamento móvel propriamente dito. Para tal, optaram pela compra de uma Kombi. Nela foram realizadas adaptações, como a instalação de uma estrutura e uma tela no teto que, ao ser estendida verticalmente, transforma o veículo em um cinema móvel.

Em outra frente da iniciativa, seis artistas, designers e/ou arquitetos, selecionados por meio de convocatórias, participaram de residências artísticas na sede do JA.CA. O exercício deles era propor atividades culturais que pudessem ser realizadas na Kombi em circulação pelo Jardim Canadá. Alguns dos trabalhos podem ser vistos no site do projeto.

Saiba mais no Blog Rumos.