Roberta Estrela D'Alva em autorretrato

Pulsante é o título deste programa que traz a atriz-MC Roberta Estrela D’Alva, falando sobre música, cultura e teatro hip hop e poesia falada, entre outros assuntos. Pulsante é também o adjetivo que parece descrever bem sua presença e sua ação na arte e no mundo. Roberta é dona de gestos potentes que afetam e dão corpo à sua fala. “Spoken word” (palavra falada, em tradução literal) é uma das suas formas de expressão, é a palavra que performa, que atravessa o corpo, que encarna.

A 27ª edição do Discoreografia - música, dança e blá-blá-blá - traz referências musicais que marcaram a vida e a carreira de Estrela D’Alva: o reggae da adolescência, a “paulada na moleira” (palavras dela) que foi a descoberta dos Racionais MC’s, a música manifesto do Public Enemy, chegando ao Silencia de Ceumar. O programa traz também um dos poemas da própria Roberta, Duração, falado/incorporado por ela.

Roberta Estrela D’Alva é atriz-MC, diretora, diretora musical, pesquisadora, slammer, nacida em Diadema, SP. É membro fundadora do “Núcleo Bartolomeu de Depoimentos - Teatro Hip-Hop” e do coletivo “Frente 3 de Fevereiro”, idealizadora e apresentadora do “ZAP! Zona autônoma da Palavra”, primeiro poetry slam (campeonato de poesia) brasileiro e autora do livro “Teatro Hip-Hop, a performance poética do ator-MC“, publicado pela editora Perspectiva.

Músicas:

1. A imagem da Besta – Colagem Roberta Estrela D’Alva e Pipo Pegoraro
2. Army Band - Black Uhuru
3. Capítulo 4 Versículo 3 - Racionais MC’s
4. Fight the Power - Public Enemy
5. African Student Movement - Saul Williams
6. Silencia – Ceumar
7. Slam Blues – Roberta Estrela D’Alva

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Artes Cênicas: Galiana Brasil
Produção executiva: Bebel de Barros e Cuca Dias
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto
Concepção, roteiro e apresentação: Elisabete Finger (parceira)
Edição: Estúdio Zut (Gabriel Piotto)

Veja também