Hoje, 30 de janeiro, é Dia do Quadrinho Nacional. Aproveite a data para descobrir (e redescobrir) alguns dos nossos conteúdos sobre essa área de expressão:

Laerte - Dia dos Quadrinhos Nacionais

- A Ocupação tratou da obra da “santíssima trindade” da nona arte do Brasil: Angeli, em 2012; Laerte, em 2014; e Glauco, em 2016. Nos sites, você pode ler centenas de tirinhas, além de acessar conteúdos em vídeo e texto sobre a vida e as características mais importantes do trabalho desses quadrinistas.

Mais: para a Ocupação Glauco entrevistamos Lilian Mitsunaga, referência da tipologia feita para quadrinhos. Lilian fez a fonte da publicação dessa mostra.

- O Rumos 2015-2016 tem quatro projetos de quadrinhos: Rapman – o Hip Hop Relevante, de Leonardo Luiz da Silva, do Espírito Santo, sobre a cultura urbana, a dança e o racismo; A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti, da Vigos Mortis, de Curitiba (PR), projeto multimídia (audiovisual, teatro, HQ) sobre o terror “pulp” de Rubens Francisco Lucchetti; O Rabequeiro Maneta e a Fúria da Natureza, de Manuel de Oliveira Leite de Almeida e Manu Maltez, de São Paulo, que une erotismo, animação, música e HQ; e Série Postal, de Ramon Vitral, também de São Paulo, que convida 12 quadrinistas para desenvolver uma narrativa sequencial no espaço de um cartão-postal.

O blog do Rumos vai cobrir a produção de cada projeto, trazendo entrevistas com os contemplados. A da Série Postal já está lá. Acompanhe!

- No nosso perfil do YouTube, você acessa depoimentos e debates sobre o processo criativo do fazer quadrinhos. Entre os materiais, estão as gravações do ciclo Quartas ao Cubo e a série HQ do programa Jogo de Ideias.

- Por fim, no Canal, veja galerias com registros inéditos sobre a feira Banca de Quadrinistas e o ciclo de conversas Caminhos da HQ.

Veja também