1. Conceição Evaristo – Encontros de Interrogação (2015)
  2. Conceição Evaristo – Flip (2016) – Parte 1/5
  3. Conceição Evaristo – Flip (2016) – Parte 2/5
  4. Conceição Evaristo – Flip (2016) – Parte 3/5
  5. Conceição Evaristo – Flip (2016) – Parte 4/5
  6. Conceição Evaristo – Flip (2016) – Parte 5/5

 

Esta playlist apresenta depoimentos sobre a obra e a trajetória de Conceição Evaristo, escritora mineira que estará na mesa de encerramento do 10º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural. O evento celebra dez anos do programa que mapeia a presença da literatura brasileira no exterior. Ao lado de sua editora francesa, Paula Anacaona, a autora trata da percepção que os estrangeiros têm de suas obras, numa conversa mediada pelo jornalista Claudiney Ferreira. O debate acontece no dia 10 de novembro, às 20h.

Conceição Evaristo é romancista, contista e poeta. É mestre em literatura brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora em literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Publicou os romances Ponciá Vicêncio e Becos da Memória; os livros de contos Insubmissas Lágrimas de Mulheres, Olhos d'Água e Histórias de Leves Enganos e Parecenças; poesias em Poemas da Recordação e Outros Movimentos; além de textos em diversas coletâneas.

A escritora foi homenageada na 34ª edição da Ocupação Itaú Cultural, evento que contemplou uma exposição e uma programação na sede do instituto (de 4 de maio a 18 de junho de 2017), um hotsite permanente e uma publicação (disponível on-line).

Ouça também sua participação no programa Escritora-Leitora.

Leia ainda o verbete sobre a autora na Enciclopédia Itaú Cultural.

Confira a programação completa do evento que celebra os dez anos do Conexões Itaú Cultural.

Leia mais sobre o mapeamento no blog do programa.

Veja também