Em 2012, acontecia em Belo Horizonte (MG) a primeira edição do Janela de Dramaturgia. Mostra anual de escrita teatral contemporânea organizada por Sara Pinheiro e Vinícius Souza, o evento tem o objetivo de difundir, estimular e discutir as experimentações dramatúrgicas de autores mineiros. Para isso, conta com oficinas, palestras, debates e, sobretudo, leituras de textos inéditos.

No Janela de Dramaturgia, são apresentados textos de autores contemporâneos mineiros

No Janela de Dramaturgia, são apresentados textos de autores contemporâneos mineiros

Buscando reunir e registrar os textos apresentados nas três primeiras edições do festival, os organizadores lançam no dia 25 de agosto, às 19h, no Centro Cultural Centoequatro, na capital mineira, uma coleção de livros com as dramaturgias em seus diferentes formatos e temáticas. Ideia incentivada pelo Rumos Itaú Cultural 2013-2014, a coletânea, intitulada Janela da Dramaturgia, é composta de três livros, referentes às edições de 2012, 2013 e 2014 da mostra. A coleção apresenta textos de autores como Daniel Toledo, Assis Benevenuto, Byron O’Neill, Marcos Coletta, Diego Hoefel, Ricardo Alves Jr., Alice Vieira e Mariane Viana, além de dramaturgias dos próprios organizadores do evento, sempre preservando as diferentes estéticas e procedimentos de escrita.

Vinícius Souza, proponente do projeto Janela da Dramaturgia

Vinícius Souza, proponente do projeto Janela da Dramaturgia

Sara Pinheiro, proponente do projeto Janela da Dramaturgia

Sara Pinheiro, proponente do projeto Janela da Dramaturgia

Uma vez que a publicação de textos teatrais no país é pouco volumosa, o maior objetivo da coletânea, além de reunir e fazer um registro concreto da geração atual de autores mineiros, é compartilhar efetivamente essas novas experiências dramatúrgicas. Esse compartilhamento, no entanto, não deve se restringir a artistas, críticos e pensadores do teatro. A ideia é ir além: alcançar novos públicos e promover mais repercussão literária e cênica, fortalecendo assim a dramaturgia nacional.

Saiba mais sobre o projeto, selecionado Rumos 2013-2014, aqui.