A partir de março de 2018, toda terça-feira é dia de cinema no Itaú Cultural. Voltada para a produção audiovisual do Brasil e de outros países da América Latina, a programação é gratuita e engloba tanto exibições de curtas e longas-metragens quanto cursos e outras atividades – algumas delas realizadas em parceria com festivais e instituições nacionais e internacionais, como a Universidade de Cinema de Buenos Aires.

Outra novidade: a programação é estruturada de acordo com temas mensais. Em março, por exemplo, as sessões trazem filmes nacionais que se destacaram, ao longo de 2017, em mais de 30 festivais pelo mundo. São duas mostras: a de longas premiados – nos dias 13, 20 e 27 – e a de curtas premiados – apresentada excepcionalmente fora do esquema das terças-feiras, nos dias 6, 7 e 8.

Para abril está prevista uma parceria entre o Itaú Cultural e o É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, com a exibição de obras que marcaram a trajetória do evento, além do trabalho vencedor da edição de 2018 do festival. Já em maio, o mote são os 50 anos das manifestações de maio de 1968: a programação, no entanto, não vai reunir filmes que abordam esse histórico mês – marcado por protestos que tomaram as ruas de Paris e reverberaram pelo mundo –, mas, sim, produções que foram exibidas no Brasil durante aquele ano.

O cinema etnográfico, o universo da animação e o do terror brasileiro, entre outros temas, também serão abordados ao longo do ano.

E mais: o público de fora da capital paulista ainda conta com uma programação audiovisual on-line, transmitida pelo site do Itaú Cultural.

Veja também

Mostra de Longas Premiados

Programação traz seis filmes brasileiros que se destacaram em festivais pelo mundo
onde: Itaú Cultural

4ª Mostra Curtas Premiados

Panorama de curtas-metragens nacionais premiados em festivais do Brasil e do exterior, evento apresenta 16 produções, 3 delas exibidas on-line de 1 a 8 de março
onde: Itaú Cultural